Sony confirma apresentação do PS5 Pro para esta terça (10)
Por Jones Oliveira |
Em uma publicação no PlayStation Blog nesta segunda-feira (9), a Sony confirmou que fará uma apresentação técnica especial nesta terça-feira (10) para falar de "inovações em tecnologia para games". Embora não tenha mencionado o PS5 Pro, a crescente onda de rumores apontando que o anúncio aconteceria nesta semana reforça a ideia de que o console vai, de fato, ser exibido amanhã.
Outro indício de que estamos prestes a conhecer a nova versão do PlayStation 5 é que a apresenteção será conduzida por Mark Cerny. Arquiteto-líder do PS5, foi ele quem apresentou o videogame originalmente em março de 2020, numa conferência online extremamente técnica e que detalhou todas as especificações e capacidades do console.
Agora, a Sony fala em uma nova "apresentação técnica com 9 minutos de duração que focará no PS5 e inovações em tecnologia para games" também conduzida por Cerny.
O que esperar da apresentação da Sony?
A expectativa é que o arquiteto da Sony apresenta não só o PS5 Pro, mas também detalhe suas especificações técnicas, recursos e funcionalidades que há tanto tempo vêm sendo alvo de rumores.
Nas últimas semanas surgiram uma série de boatos apontando para as melhorias de upscaling e taxa de quadros do PS5 Pro. Ao que tudo indica, o console entregará desempenho até 45% superior em relação ao modelo original lançado em 2020 e incorpore a PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), uma tecnologia proprietária de upscaling para oferecer imagens em 4K e a 60 FPS com o auxílio de inteligência artificial.
O console também deve trazer um novo SoC feito sob medida pela AMD. Batizado de "Viola", ele seria fabricado em litografia aprimorada de 6nm da TSMC, contendo os mesmos 8 núcleos e 16 threads do modelo original, mas com incremento de 300 MHz no clock de operação — saltando de 3,55GHz para 3,85GHz.
A GPU integrada do PS5 Pro deve ter recursos baseados tanto na arquitetura RDNA3 quanto RDNA4. Com isso, o novo console conseguiria entregar até 3x mais desempenho em ray tracing, oferecendo uma experiência de gameplay mais fotorrealista para os jogadores.
O PS5 Pro terá 16 GB de memória RAM com velocidade de 18 Gbps, 4 Gbps a mais que o modelo original. O armazenamento também seria maior: 2 TB em SSD contra 1 TB do PS5 Slim atualmente no mercado.
Mesmo com a empolgação para conhecer o PS5 Pro, há quem acredite que a Sony ainda não vai falar sobre o videogame. Para essa parcela do público, a apresentação servirá para demonstrar melhorias no sistema de retrocompatibilidade do PlayStation 5, além das capacidades aprimoradas de streaming de games via Remote Play.
Como e onde assistir à apresentação da Sony?
A apresentação técnica de 9 minutos que deve relevar o PlayStation 5 Pro acontecerá nesta terça-feira (10) às 12h, horário de Brasília.
O evento será transmitido no canal oficial da PlayStation no YouTube.