Publicidade

Hoje a Nintendo comemora 132 anos; relembre os consoles mais marcantes

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Setembro de 2021 às 12h00

Link copiado!

(Reprodução/Nintendo)
(Reprodução/Nintendo)
Tudo sobre Nintendo

Nesta quinta-feira (23), a Nintendo está completando 132 anos de história. Desde sua fundação, em 1889 na cidade de Quioto, no Japão, a desenvolvedora de jogos marcou para sempre a história dos videogames com seus consoles inovadores. Então, não é à toa que hoje em dia ela é uma das principais referências no assunto.

Além disso, seus fãs têm um carinho especial pelos personagens e jogos clássicos da Nintendo. Afinal, eles conseguem combinar o melhor dos seus games com a sensação de nostalgia.

Foram muitos consoles que marcaram gerações, né? Do lançamento do NES (Nintendo Entertainment System) ao Nintendo Switch Lite, a desenvolvedora mudou e se reinventou diversas vezes diante das novas tecnologias no desenvolvimento de games.

Por isso, em comemoração ao aniversário de 132 anos da Nintendo, hoje eu faço uma retrospectiva dos seus principais consoles, mostrando quais foram as maiores mudanças entre eles. Veja nas próximas linhas!

Os consoles mais marcantes da Nintendo

NES (Nintendo Entertainment System)

Lançado em 1986, o NES foi um dos consoles mais marcantes de sua geração. Ele já tinha jogos como Super Mario Bros, The Legends of Zelda e Excitebike. O videogame funcionava com tecnologia 8-bit, e também tinha uma entrada para cartuchos, além de seus clássicos controles com cantos quadrados.

SNES (Super Nintendo Entertainment System)

Já em 1990, era lançado um dos maiores consoles da Nintendo — o SNES. Ele foi um enorme sucesso mundial! O videogame já contava com a tecnologia 16-bits e mantinha a entrada para cartuchos, mas dessa vez com um novo design e controles com cantos arredondados, mais confortáveis para jogar.

No Super Nintendo, você podia jogar muitos clássicos da Nintendo e sucessos da Capcom, como Mega Man, Final Fantasy, Super Metroid, Dragon Quest e Donkey Kong Country, além de Super Mario World, F-Zero e Star Fox.

Nintendo 64

Em 1996, foi lançado o Nintendo 64, que seria o próximo grande sucesso da empresa. O videogame tinha entrada para cartuchos e uma tecnologia inovadora (na época) de gráficos em 64-bits. Além disso, seu controle era muito característico: ele tinha 10 botões e incluía pela primeira vez os “gatilhos” na parte superior do joystick.

Muitos jogos de Nintendo 64 fizeram sucesso, como Mario Kart 64, The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Donkey Kong 64, Pokémon Stadium e, claro, o icônico Super Mario 64, que impressionou todos ao levar a já amada franquia da Big N para o mundo 3D. Este foi um videogame tão incrível que inspirou as próximas gerações.

Nintendo Wii

Lançado em 2006, o Nintendo Wii foi outro console muito inovador da Nintendo. Ele foi o primeiro videogame a introduzir um controle com sensores de movimento interativos. Essa tecnologia funcionava através do giroscópio e acelerômetro que ficavam dentro do Wii Remote.

Sendo o console da sétima geração da Nintendo, ele contava com jogos como The Legend of Zelda: Twilight Princess, WarioWare: Smooth Moves, Super Monkey Ball: Banana Blitz, entre outros.

Nintendo Switch

O Nintendo Switch é o sucesso mais recente da empresa. Lançado em 2017, ele é um console hibrido da desenvolvedora de games. Seu maior diferencial é que ele consegue ser um portátil com display e também serve como um console de mesa, compatível com TVs e monitores.

Além disso, ele é o videogame mais potente da desenvolvedora, rodando jogos em uma qualidade incrível! O Switch continua a receber lançamentos ainda hoje, e seus jogos de maior sucesso são: The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Mario Kart 8 Deluxe, Super Mario Odyssey, Super Smash Bros. Ultimate, Pokémon Sword & Shield e Animal Crossing: New Horizons.

Gostou dessa matéria? Compartilhe essa data especial com seus amigos. Feliz Aniversário Nintendo!

Fonte: Nintendo