Publicidade

Design do PS5 Pro pode ter sido revelado; anúncio será semana que vem

Por  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Tecnizo Concept
Reprodução/Tecnizo Concept

A Sony confirmou nesta quinta-feira (5) como será o design do PlayStation 5 Pro. Em publicação comemorativo aos 30 anos do PlayStation em seu blog e redes sociais, a companhia divulgou uma arte que contém a silhueta de um console muito semelhante ao vazamento da semana passada.

Diferente de qualquer produto da Sony atualmente no mercado, a silhueta nos remete ao esboço do PlayStation 5 Pro divulgado há alguns dias pelo Dealabs. Ela revela um videogame com três faixas na parte central de sua estrutura e formato muito semelhante ao que vemos hoje na versão Slim do aparelho.

Outro forte indício de que a companhia está, de fato, mostrando pela primeira vez como será o PS5 Pro é que o próprio PlayStation 5 Slim também está presente na imagem comemorativa. Além disso, um Stories no Instagram da marca brinca com os seguidores falando em "Your first look" — algo como "Veja pela primeira vez".

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quando o PlayStation 5 Pro será anunciado?

De acordo com o leaker Lunatic Ignus, que tem um grande histórico de vazamentos que se provaram verdadeiros, o PlayStation 5 Pro será anunciado na semana que vem.

Em uma publicação no Discord, ele afirma que a Sony está planejando revelar o console na terça ou quarta-feira que vem — respectivamente dias 10 e 11 de setembro. Na sequência, Ignus crava que a Sony conduzirá um State of Play no dia 19 de setembro dedicado exclusivamente ao anúncio de jogos first-party para a nova versão do console.

O leaker se mostrou bastante convicto e certo sobre a revelação do novo videogame na semana que vem, mas disse ainda não ter certeza sobre o State of Play. Segundo ele, as novidades desse evento podem ser remanejadas para uma apresentação no The Game Awards, em dezembro.

Seja como for, o rumor está alinhado com as comemorações da Sony dos 30 anos de PlayStation. A companhia prometeu "muitas novidades" ao longo das "próximas semanas"; portanto, anunciar a versão mais poderosa do PlayStation 5 pode ser uma excelente maneira de atrair a atenção do público e criar hype tanto para a Tokyo Game Show, que acontece no fim de setembro; quanto para o The Game Awards, no final do ano.

Quanto o PlayStation 5 Pro vai custar?

Continua após a publicidade

Outro fator que vem sendo especulado é sobre quanto o PlayStation 5 Pro vai custar. Sobre isso, alguns analistas de mercado avaliam que o PlayStation 5 Slim deve manter o seu preço atual e que o novo videogame será mais caro.

Segundo Daniel Ahmad, da Niko Partners, o motivo disso é o preço dos componentes utilizados na fabricação do PlayStation 5, sobretudo o SSD. Esse meio de armazenamento vem apresentando altas consecutivas de preço de fabricação e revenda, encarecendo a montagem do console e reduzindo significativamente as margens de lucro da Sony.

Diante desse cenário, o analista Serkan Toto, da Kantan Games, acredita que "podemos esperar que o PlayStation 5 Pro custe entre US$ 600 e US$ 650 nos Estados Unidos", enquanto o preço do modelo base continuará o mesmo.

Continua após a publicidade

Apesar do preço elevado, o especialista acredita que o videogame alcançará o mesmo sucesso do PlayStation 4 Pro, que representou de 10% a 15% do volume de vendas daquela geração. O motivo, segundo ele, é óbvio: o lançamento de Grand Theft Auto 6.

Com estreia aguardada entre setembro e novembro de 2025, o título da Rockstar Games pode alavancar as vendas do PlayStation 5 Pro, sobretudo se a Sony costurar algum tipo de exclusividade temporária na plataforma.

Essa possibilidade, inclusive, está alinhada com os rumores levantados por Ignus sobre uma grande "world premiere" que a Sony está preparando para o State of Play do dia 19 de setembro.

Continua após a publicidade

Como será o PlayStation 5 Pro?

Se os boatos estiverem todos corretos, o PS5 Pro terá desempenho até 45% superior em relação o modelo original lançado em 2020 graças ao novo SoC "Viola", feito sob medida pela AMD com litografia aprimorada de 6nm da TSMC. O chip seguirá baseado na microarquitetura Zen 2, trazendo 8 núcleos e 16 threads. O diferencial será a frequência aprimorada em 300 MHz, saindo de 3,55 GHz para 3,85 GHz.

A GPU integrada do PS5 Pro trará mudanças mais significativas. Ao que tudo indica, ela terá recursos baseados tanto na arquitetura RDNA3 quanto RDNA4.

Os motores de sombreamento e os processadores de fluxo nas unidades computacionais (CUs) seguirão com a antiga arquitetura RDNA3, enquanto os aceleradores de ray tracing utilizarão a nova arquitetura RDNA4. Essa mudança deve fazer o novo console entregar até 3x mais desempenho em ray tracing.

Continua após a publicidade

Outras mudanças apontadas pelos rumores indicam que o PS5 Pro terá 2 TB de armazenamento em SSD e contará com 16 GB de memória RAM com velocidade de 18 Gbps, 4 Gbps a mais que o modelo original. Além disso, ele estreará o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), um sistema proprietário de upscaling que usará inteligência artificial para entregar imagens em 4K a 60 FPS em jogos com o selo "PS5 Pro Enhanced".

Com informações: IGN