Computex 2024 | NVIDIA quer liderar nova revolução industrial com robôs e IA
Por Daniel Trefilio | Editado por Jones Oliveira | 03 de Junho de 2024 às 17h23
![NVIDIA / Divulgação](https://t.ctcdn.com.br/qacQz6MivR_CzlQc1B8LnnFtKmY=/331x360:1611x1079/640x360/smart/i901349.png)
A NVIDIA demonstrou o potencial de suas tecnologias de IA aplicadas à robótica para liderar a nova revolução industrial durante sua conferência pré-Computex, no domingo (2). Os projetos Isaac e GR00T, apresentados originalmente na GTC 2024, combinam modelos fundacionais e bibliotecas aceleradas por GPU para incorporar a Inteligência Artificial e aprendizado de máquina em robôs.
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A ideia é promover o desenvolvimento acelerado e seguro da automação industrial, reduzindo ao máximo a necessidade de pessoas para, por exemplo, realizar tarefas arriscadas. Enquanto o Projeto Isaac é mais generalista, e até certo ponto já é utilizado em processos industriais, o Projeto GR00T (Generalist Robot 00 Tecnology) é mais ambicioso e busca viabilizar movimentos naturais em robôs humanoides.
“Construir modelos fundacionais para robôs humanoides gerais é um dos problemas mais empolgantes para resolver em IA hoje. As tecnologias facilitadoras estão se unindo para que os principais roboticistas ao redor do mundo deem grandes saltos em direção à robótica geral artificial”, disse Jensen Huang, CEO da NVIDIA.
Robótica movida por IA
Muito se fala do potencial da Inteligência Artificial no ganho de produtividade em tarefas meramente computacionais, como processamento de Big Data, criação de imagens e até em games. No entanto, quando Jensen Huang afirma que a IA está promovendo uma nova Revolução Industrial, sua visão é muito mais abrangente.
O IoT industrial já permite automatizar uma série de processos delicados e até arriscados, mas essencialmente, da forma como as linhas de produção são construídas, é preciso ter robôs altamente especializados para cada tipo de processo. Segundo o próprio Huang, todas as coisas que construímos são criadas pensando na nossa estrutura, com cabeça, tronco, braços, mãos e essas ferramentas com as quais nascemos já são precisas e especializadas.
Ao viabilizar robôs humanoides capazes de reproduzir com precisão nossos movimentos naturais, é possível criar maquinários mais gerais, capazes de realizar múltiplas tarefas dentro de uma linha de produção. Com isso, um mesmo robô pode ser redesignado para operações diferentes conforme a demanda, estabelecendo infraestruturas mais concisas, mas igualmente eficientes às atuais, com um tipo de robô para transporte de equipamentos pesados, e outro para manuseio de peças delicadas.
"A incorporação de novas ferramentas para a geração de modelos fundamentais na plataforma Isaac acelera o desenvolvimento de robôs mais inteligentes e flexíveis que podem ser generalizados para realizar muitas tarefas", disse Deepu Talla, Vice-presidente de Robótica e Computação de Borda na NVIDIA.
Os projetos Isaac e GR00T ainda estão em estágios de desenvolvimento, mas já são compatíveis com SoCs, como os NVIDIA Thor, que, entre outras aplicações, serão utilizados em veículos autônomos.
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O Canaltech viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Computex 2024 a convite da Taitra.