Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 5 piores Filmes de Zack Snyder

Por| Editado por Durval Ramos | 24 de Dezembro de 2023 às 11h49

Link copiado!

Reprodução/Warner Bros, Netflix
Reprodução/Warner Bros, Netflix
Zack Snyder

Zack Snyder é um diretor que divide opiniões em todo o mundo há anos, já que está sempre envolvido em produções que atraem muita atenção por serem adaptações ou blockbusters, mas que nem sempre são consenso entre o público. Na vontade de ser visionário, Snyder derrapa e às vezes capota feio nas suas pretensões, entregando filmes que só agradam aos seus fãs mais fervorosos.

Um exemplo bem claro disso é Watchmen, adaptação de um dos maiores clássicos dos quadrinhos. Enquanto há uma parcela do público que gosta bastante do tom "elegante" que o diretor deu à história, boa parte dos fãs do gibi escrito por Alan Moore em 1986 repudia a versão cinematográfica, apontando quye Snyder não entendeu a obra original e mudou o sentido e as críticas da trama. O que deveria ser uma desconstrução do herói clássico é apresentado pelo cineasta quase como uma ode ao que é super-herói.

Isso sem falar daqueles projetos que, apesar de toda a pompa com que foram lançados, falharam também financeiramente.. Além de massacrados pela crítica, os filmes a seguir renderam menos do que poderiam nas bilheterias, com alguns sendo chamados de fracassos pelo estúdio, já que mesmo com boa arrecadação, custaram bem mais do que o normal.

Continua após a publicidade

5. Army of the Dead: Invasão em Las Vegas

Após ter deixado o universo DC para trás, Zack Snyder firmou um acordo com a Netflix para criar novos filmes e franquias para o streaming. O primeiro filme dessa parceria foi Army of the Dead: Invasão em Las Vegas, um longa com zumbis que fez muita gente se empolgar porque seria um retorno do diretor ao gênero de terror, já que iniciou a sua carreira com a refilmagem de Madrugada dos Mortos.

Só que ele não tem nada de horror. E, apesar de funcionar como filme de ação, ele traz todas as manias de Snyder como diretor, abusando de câmera lenta e priorizando muito mais cenas impactantes do que uma história e personagens bem desenvolvidos.

Continua após a publicidade

Army of the Dead ainda teria um prequel, Exército de Ladrões, também disponível no streaming, mas apenas produzido por Snyder. Army of the Dead: Invasão em Las Vegas está disponível na Netflix.

4. Liga da Justiça de Zack Snyder

O filme da Liga da Justiça que chegou aos cinemas não pode ser chamado de um filme do Zack Snyder porque o diretor precisou deixar a produção antes de ela ser finalizada por conta de uma tragédia familiar. A adaptação estreou, não foi bem de bilheteria e nem de crítica.

Continua após a publicidade

Só que o diretor ficou prometendo que tinha uma versão melhor pronta para ser lançada, o Snyder Cut da Liga da Justiça. Durante alguns anos, fãs fizeram campanha para a Warner Bros lançar essa versão, até que o estúdio cedeu em meio a pandemia e decidiu lançar o tão comentado Liga da Justiça de Zack Snyder.

Só que o corte não estava pronto como o diretor afirmava. Além dos 300 milhões de dólares gastos na edição do cinema, ainda foram necessários mais US$ 70 milhões para gravar novas cenas para o filme — o deixou o projeto ainda mais caro. E, pior, não mudou em nada a percepção do público sobre a obra.

Cenas confusas, longas demais, diálogos que levam a lugar nenhum e uma tentativa de criar um gancho para uma sequência que nunca seria produzida pesaram contra o "novo" filme. Com quatro horas de duração, o longa melhorou o que era ruim, mas não o tornou em algo bom.

Liga da Justiça de Zack Snyder está disponível para assistir na HBO Max, e para compra no Apple TV, Amazon e Google Play Store.

Continua após a publicidade

3. Sucker Punch - Mundo Surreal

Após ter trabalhado essencialmente com adaptações, como Madrugada dos Mortos, 300, Watchmen e A Lenda dos Guardiões, Snyder tentou a sorte com um filme com uma história criada por ele em Sucker Punch - Mundo Surreal.

Descrito pelo diretor como "Alice no País das Maravilhas com metralhadoras", Sucker Punch é um filme que, no papel, parece bem interessante. Ele mostra Babydoll, uma jovem que é internada em um hospital psiquiátrico e precisa escapar de lá. Enquanto isso, ela entra em vários mundos de fantasia, junto com outras garotas internadas, buscando um jeito de fugir dos abusos sofridos.

Continua após a publicidade

Sucker Punch é decepcionante porque a ideia dele não é ruim, mas Snyder desenvolve tudo com a sutileza de um elefante em uma loja de cristais. Cenas importantes se perdem porque o diretor escolhe focar na figura das jovens atrizes ou em cenas de ação espetaculares, mas sem alma.

No que parece o sonho de um adolescente em início da puberdade, o filme desperdiça ação, seu elenco — que traz nomes como Emily Browning (Deuses Americanos), Jena Malone (Jogos Vorazes - Em Chamas), Jon Hamm (Mad Men) e Oscar Isaac (Duna) — e uma história que, na mão de alguém mais sutil, poderia entregar um longa bem interessante.

Sucker Punch - Mundo Surreal está disponível na HBO Max, e para compra e locação no Apple TV, Amazon e Google Play Store.

Continua após a publicidade

2. Batman vs Superman - A Origem da Justiça

Batman vs Superman - A Origem da Justiça pode ser considerado o filme que sacramentou o destino do DCEU, por bem ou por mal. Após ter dirigido Homem de Aço, Snyder retornou para dirigir aquele que seria o primeiro filme com a presença de Superman, Batman e Mulher-Maravilha. 

Era um longa que tinha tudo para dar certo, mas Snyder resolveu enfiar na adaptação elementos de histórias que não faziam sentido naquele momento do universo DC nos cinemas, um tom sombrio e uma descaracterização do Superman que afastaram boa parte do público. Isso sem falar de muitas decisões equivocadas de roteiro, seja com Lex Luthor (Jesse Eisenberg) fazendo xixi em um pote no meio de um tribunal ou o famigerado diálogo de "Martha".

Continua após a publicidade

Mesmo com uma bilheteria de US$ 876 milhões em todo o mundo, essa marca ficou abaixo das expectativas do estúdio, que esperava bem mais do primeiro encontro do Homem de Aço com o Homem Morcego nos cinemas. O tom do filme serviu como base para outras produções do DCEU, que recentemente chegou ao seu fim para ser rebootado em 2024.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça está disponível na HBO Max, e para compra e locação no Apple TV, Amazon e Google Play Store.

1. Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo

Continua após a publicidade

O mais impressionante na carreira de Zack Snyder é que, na lista dos piores filmes do diretor, ele conseguiu se superar e colocar a sua mais recente produção no topo da ruindade. Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo é um filme que você poderia esperar de um diretor estreante, tentando criar um universo de ficção-científica, mas sem saber muito bem como fazer isso e copiando exemplos mais bem-sucedidos.

Só que Snyder já tem anos de experiência, dinheiro e equipe para fazer coisa melhor. Rebel Moon só mostra que deixar o diretor com total liberdade não é uma boa ideia. Um bom jeito de descrever o que aconteceu aqui é o seguinte: deram um carro caríssimo na mão do Snyder pra ele ser livre e dirigir como quiser. Só esqueceram de perguntar se ele sabia dirigir.

Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo está disponível na Netflix.