Titanic | Documentário vai explicar se Jack conseguiria se salvar com Rose
Por Natalie Rosa • Editado por Jones Oliveira |
Um dos assuntos mais discutidos quando se fala em Titanic, um dos clássicos de James Cameron, é sobre a morte de Jack, personagem de Leonardo DiCaprio. Agora, o diretor resolveu apresentar uma justificativa científica para isso ter acontecido.
- Destroços de 110 anos do Titanic são gravados pela 1ª vez em 8K; assista
- Os 5 melhores filmes de James Cameron
Em Titanic, que chegou aos cinemas em 1997, Jack e Rose (Kate Winslet) tentam escapar do navio que está afundando ficando em cima de uma porta boiando. Porém, em cima dela fica somente Rose, enquanto Jack segura no objeto apenas com as mãos, como se não coubesse ali, e morre congelado.
Os fãs sempre disseram que Jack poderia estar em cima da porta ao lado de Rose, sem precisar se sacrificar pela amada. Mas em entrevista recente à imprensa estrangeira, Cameron revelou que não é bem assim e que um documentário vai explicar o motivo.
Por que Jack não conseguiria se salvar?
James Cameron consultou dublês e especialistas em hipotermia para o documentário especial, descobrindo se o casal conseguiria encontrar uma forma melhor de ambos sobreviverem. Utilizando sensores e água gelada, o diretor conta que vários métodos foram testados, mas todos indicaram que não teria como os dois terem sobrevivido, e sim apenas um.
Antes de Cameron se pronunciar sobre o assunto, o programa Os Caçadores de Mitos, do Discovery Channel, fez testes inspirados no que aconteceu no filme, concluindo que eles só teriam sobrevivido juntos se conseguissem acoplar os coletes salva-vidas embaixo da porta em que flutuavam.
Outras pessoas também já fizeram esses testes, comprovando que, de fato, haveria espaço suficiente para Jack e Rose na porta, mas mesmo com pesos semelhantes não seria possível manter o objeto equilibrado sem que alguém fosse derrubado. A própria Kate Winslet já se manifestou sobre o tema anteriormente, contando a questão da instabilidade do peso.
O assunto será destrinchado no documentário da National Geographic em comemoração aos 25 anos de Titanic. O programa vai ao ar nos Estados Unidos em fevereiro de 2023, mas ainda não há data de estreia no Brasil.