Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destroços de 110 anos do Titanic são gravados pela 1ª vez em 8K; assista

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Setembro de 2022 às 20h00

Link copiado!

NOAA/Unsplash
NOAA/Unsplash

Pela primeira vez, uma equipe de mergulhadores registraram em 8K os destroços da histórica embarcação Titanic — o incidente foi mortalizado nos cinemas pelo diretor James Cameron e pela atuação da dupla Kate Winslet e Leonardo DiCaprio. O registro foi feito pela OceanGate Expeditions e deve ajudar pesquisadores a entender como os vestígios de 110 anos são transformados em habitat pelas diferentes espécies marinhas que ocupam o local.

“Os detalhes surpreendentes nas imagens de 8K ajudarão nossa equipe de cientistas e arqueólogos marítimos a caracterizar o processo de deterioração do Titanic, com mais precisão, à medida que iremos captar novas imagens em 2023 e além", explica Stockton Rush, presidente da OceanGate Expeditions, em comunicado.

Continua após a publicidade

Além das possibilidades de pesquisa, Rush destaca o potencial comercial da iniciativa, já que permitirá a criação de vídeos imersivos e novas experiências para as pessoas em meio aos destroços do Titanic. "Ainda mais notáveis ​​são as cores fenomenais nesta filmagem”, destaca. Outra atração são os mergulhos programados na região.

O que é possível aprender com as imagens em alta definição do Titanic?

“Ter especialistas a bordo do submersível Titan, quando mergulhamos, permite que eles avaliem o naufrágio por meio de observação direta, guiem nossa exploração a partir de diferentes focos do naufrágio e continuem seu estudo usando as imagens”, explica Rush.

Continua após a publicidade

Através das filmagens, “estamos vendo novos detalhes [sobre a embarcação Titanic]. Por exemplo, eu nunca tinha visto o nome do fabricante de âncoras, Noah Hingley & Sons", detalha Rory Golden, especialista da OceanGate Expeditions e mergulhador veterano.

"Venho estudando o naufrágio há décadas e completei vários mergulhos, e não me lembro de ter visto nenhuma outra imagem que mostrasse esse nível de detalhe. É emocionante que, depois de tantos anos, possamos ter descoberto um novo detalhe que não era tão óbvio com as gerações anteriores de tecnologias de câmeras”, completa Golden.

A seguir, confira a gravação inédita em 8K dos destroços do Titanic:

Continua após a publicidade

Fonte: OceanGate Expeditions