Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é Cassandra Nova, a vilã de Deadpool & Wolverine?

Por| Editado por Durval Ramos | 22 de Abril de 2024 às 17h40

Link copiado!

Reprodução/Marvel
Reprodução/Marvel
Tudo sobre Marvel

Deadpool & Wolverine ganhou um trailer que mostrou Hugh Jackman como o mutante mais famoso do mundo, usando seu conhecido uniforme amarelo e azul, ao lado do mercenário interpretado por Ryan Reynolds. Só que o vídeo também mostrou melhor quem será a grande vilã do filme, ainda que muita gente ainda não faça noção de quem ela é.

Embora apareça muito pouco, é possível ver com mais clareza a participação Ede mma Corrin (The Crown) como uma vilã careca, com poderes capazes de inutilizar os ataques de Wolverine. Basta seguir um pouco o caminho de rumores que surgiram desde o início da produção e dos quadrinhos para entender a verdadeira ameaça de Cassandra Nova.

Continua após a publicidade

Quer dizer, tentar entender, já que Cassandra Nova não é uma personagem tão conhecida assim do grande público e que parece estar avulsa dentro dessa história do multiverso. Sem grandes conexões com Wolverine e Deadpool nos quadrinhos, a grande dúvida que o trailer trouxe é como a Marvel pretende trazer essa vilã tão peculiar para dentro desse enorme caos que se desenha.

Quem é Cassandra Nova?

Desde que começou a ser filmado, a confirmação de Emma Corrin no filme veio com rumores de que ela interpretaria Cassandra Nova, uma personagem que existe nos quadrinhos mais recentes dos mutantes. O problema é que ninguém sabe ao certo o que isso significa, já que ela está muito mais ligada a Xavier do que aos dois protagonistas de Deadpool & Wolverine.

A vilã estreou em 2001 nas páginas da revista New X-Men. Sua origem é um tanto quanto única e esquisita, o que faz todo sentido quando se fala dos quadrinhos dos mutantes. Cassandra é uma manifestação parasita chamada Mummudrai, uma espécie de forma de vida sem corpo que existe no plano astral.

Um Mummudrai atua como um espírito que é igual, mas ao mesmo tempo, oposto ao de uma pessoa. Cassandra é o Mummudrai de Charles Xavier, que desde sua concepção, apresentou poderosas habilidades psíquicas. Isso fez com que Cassandra não só desenvolvesse poderes similares, mas também conseguisse criar uma forma física, como uma gêmea do Professor X.

Ainda dentro do útero, Xavier reconheceu sua irmã como uma figura maligna, tentando matá-la com seus poderes. Cassandra foi declarada natimorta, mas ela sobreviveu e passou décadas como uma massa crescendo um novo corpo nos esgotos, planejando sua vingança.

Continua após a publicidade

Logo que apareceu nos quadrinhos, Cassandra conseguiu bolar um plano em que, usando seus poderes, manipulou o DNA de Bolivar Trask, o criador dos Sentinelas, enviando centenas de robôs para destruir a ilha mutante de Genosha. Isso causou um genocídio de mais de 16 milhões de habitantes — o mesmo que ganhou as telas recentemente em X-Men '97.

Ela eventualmente conseguiu dominar o corpo do irmão, trocando de mente com ele usando uma versão atualizada da máquina Cérebro, atirando nele em seguida.

Como ela vai se encaixar em Deadpool & Wolverine?

Cassandra tem um histórico perigoso nos quadrinhos, mas seus planos no universo cinematográfico da Marvel ainda são desconhecidos, assim como se ela vai ter exatamente a mesma origem nos cinemas. Nas poucas cenas em que aparece, apesar de seguir um pouco o visual careca das HQs, a aparência de Emma Corrin parece a mesma.

Continua após a publicidade

Na cena de luta contra Wolverine, é possível ver que ela conta com poderes psíquicos, controlando os membros do mutante, que não consegue chegar perto dela. Considerando que o longa trata de assuntos do multiverso, com Deadpool sendo recrutado para salvar a Timeline Sagrada, é possível que Cassandra seja uma ameaça que já pulou por diferentes universos.

Uma possibilidade é que Cassandra Nova seja uma variante de Xavier, o que se encaixaria dentro da maluquice de multiverso que o filme deve abordar. Seria uma forma de simplificar a origem da vilã, fazendo essa correlação com o Professor X sem precisar entrar na maluquice que os quadrinhos apresentaram. Por um lado, torna as coisas mais palatáveis, mas também esvazia um pouco das características que tornam ela única.

Continua após a publicidade

Isso não explica, porém, por que ela se transformou nessa espécie de ditadora do fim do mundo. Pelo que o trailer sugere, a vilã reuniu alguns poucos mutantes para dominar esse mundo pós-apocalíptico, vivendo inclusive dentro de um Homem-Formiga morto. Sendo ela uma variante de Xavier, por que fazer tudo isso? 

Algo interessante, e que é totalmente uma especulação, é que recentemente a destruição de Genosha, de uma forma bastante similar ao dos quadrinhos, aconteceu em X-Men ‘97. A série de animação, que inicialmente não teria nenhuma ligação com o MCU, mas que no fim das contas tem sim, mostrou a destruição da ilha da mutante no seu quinto e emocionante episódio.

Algo bastante interessante é que, até o momento, Bolivar Trask parece assustado com o genocídio cometido, tendo o Senhor Sinistro por trás de tudo. Só que existe a possibilidade de ele estar trabalhando com alguém. 

Muito provavelmente não acontecerá assim, mas seria uma reviravolta e tanto se a pessoa por trás fosse Cassandra Nova, que até o final da temporada se revela e foge, de alguma forma, para outro universo, dando início aos acontecimentos do terceiro filme do Deadpool.

Continua após a publicidade

Saberemos com certeza se existe alguma verdade nessa ideia ou se apenas escrevi palavras completamente doidas em breve, já que a temporada de X-Men ‘97 chega ao fim no dia 15 de maio e Deadpool & Wolverine estreia no dia 25 de julho.