Os 7 melhores filmes com Christian Bale
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |
Christian Bale é um daqueles atores que já entraram para a história do cinema pela sua entrega aos mais diferentes papéis. Não só pela versatilidade da sua atuação, mas também pelo quanto ele é capaz de se transformar por causa de um único personagem.
Você já deve ter visto alguns desses extremos pelo qual ele passou entre um filme e outro. Para protagonizar O Operário, ele chegou a pesar incríveis 54 kg e teve que ser parado por produtores para não arriscar sua saúde. Pouco tempo depois, alcançou 103 kg para participar de Trapaça. Em outras palavras, não mede esforços para fazer o melhor possível em frente às câmeras.
Isso só mostra o quanto Bale leva a sério esse negócio de atuar e faz com que seja compreensível o fato de ter se tornado um dos nomes mais memoráveis do cinema na última década. Isso sem falar, é claro, de sua participação em grandes franquias e projetos de sucesso, que também ajudaram muito a alavancar sua carreira.
Essa grande combinação de fatores fez com que o astro colecionasse algumas preciosidades em seu currículo. E embora o recente O Pálido Olho Azul não esteja entre os projetos mais inspirados em que participou, o novo filme da Netflix é uma ótima porta de entrada para conhecer os verdadeiros clássicos de Christian Bale.
Pensando nisso, conheça 7 dos melhores filmes com Christian Bale.
7. Ford vs. Ferrari
Eis um belo filme para quem gosta de carros, mas abre mão da maluquice desenfreada de Velozes e Furiosos. Ford vs. Ferrari é baseado em uma história real que conta como a fabricante americana decidiu desafiar a hegemonia da Ferrari na lendária corrida de 24 Horas de Le Mans em 1966.
E Bale vive justamente o engenheiro e piloto que ajuda a fabricante a criar o carro feito para destronar os italianos. O problema é que, apesar de sua genialidade, Ken Miles não é uma figura fácil e é justamente nos atritos envolvendo sua personalidade e sua determinação de ser o homem mais rápido do mundo que está o que há de melhor no longa.
Ford vs. Ferrari está disponível no Star+.
6. A Grande Aposta
O diretor Adam McKay se tornou um especialista em apresentar grandes acontecimentos históricos contemporâneos a partir de uma montagem mais divertida e leve, como fez em Vice e Não Olhe para Cima. Contudo, foi com A Grande Aposta que ele acertou a fórmula em cheio e muito graças ao trabalho de Bale como um de seus protagonistas.
O filme conta as origens da crise econômica de 2008 ao mostrar como um grupo de investidores identificou as falhas que resultaram na bolha do mercado imobiliário nos EUA. E Christian Bale vive um desses figurões excêntricos que passam a tirar proveito dessa brecha e a ganhar muito dinheiro antes de tudo ir para os ares.
A Grande Aposta está disponível no Prime Video e na HBO Max.
5. O Grande Truque
Antes de embarcar em projetos megalomaníacos, o diretor Christopher Nolan apostava muito mais em roteiros mirabolante e grandes atuações — como O Grande Truque bem comprova. O filme conta a história da rivalidade de dois mágicos rivais que disputam para ver quem será capaz de criar a maior ilusão de todos os tempos.
Além de contar com um final surpreendente, o filme tem um Christian Bale vivendo o grande antagonista da trama que tenta superar seu adversário a todo custo e apelando até mesmo para algumas soluções bem absurdas. Difícil falar sem dar qualquer spoiler.
O Grande Truque está disponível na HBO Max.
4. O Vencedor
Outro filme em que Christian Bale teve que passar por uma grande transformação física. Para viver o ex-pugilista viciado em drogas Dicky Eklund, ele teve que deixar o físico de Batman para trás e voltar a pesar míseros 60 kg.
Só que não é só isso que chama a atenção no longa. Baseado em uma história real, o ator encarna muito bem a decadência de um atleta em meio a proliferação do crack nos Estados Unidos na década de 1980. E, apesar disso, ele precisa lutar contra o vício para poder treinar seu irmão e prepará-lo para subir nos ringues.
O Vencedor está disponível no Prime Video e no Globoplay.
3. Psicopata Americano
Um dos grandes clássicos de Christian Bale, Psicopata Americano já mostrava em 2000 como o ator iria mergulhar de corpo e alma em um personagem. Para viver o serial killer narcisista Patrick Bateman, ele entrou em uma rotina de treinos e mudou completamente seu estilo de vida para atingir o mesmo tipo de corpo e até comportamental de seu perturbado protagonista — com exceção, é claro, do hábito criminoso.
O filme conta a história desse empresário que tem uma vida aparentemente perfeita, mas que esconde uma personalidade muito mais sombria. Por trás de todas as aparências, ele é um psicopata que despreza tudo e todos à sua volta e que passa a cometer uma série de assassinatos à noite.
Além da própria atuação de Bale, Psicopata Americano se destaca ainda pelo seu roteiro que não trata essa história como um suspense clássico, trazendo uma boa dose de um humor ácido e que explora bem a mente de seu protagonista.
Psicopata Americano está disponível no Star+ e no Lionsgate+.
2. Império do Sol
A estreia de Christian Bale nos cinemas foi em grande estilo. Com apenas 13 anos, o então jovem ator foi escalado pelo diretor Steven Spielberg para protagonizar Império do Sol, um dos filmes mais pesados e tocantes sobre a Segunda Guerra Mundial. Isso porque a trama não é centrada em soldados e na dureza da linha de frente, mas focada na realidade de um garoto feito prisioneiro por tropas japonesas após ocuparem parte da China.
Assim, o longa mostra os horrores da guerra pelos olhos dessa criança, contrastando a dura realidade com a fantasia que ela projeta. E, no meio disso tudo, temos um Bale ainda muito novo deixando bem claro o grande ator que viria a ser.
Império do Sol está disponível na HBO Max.
1. Batman: O Cavaleiro das Trevas
Mas não há como falar de Christian Bale sem mencionar sua passagem pelo Homem-Morcego. O ator encarnou uma das versões mais marcantes do herói nos cinemas e foi em Batman: O Cavaleiro das Trevas que ele deixou claro por que esse é um personagem tão importante para a cultura pop. Não por acaso, o longa é lembrado até hoje como um dos melhores filmes de quadrinhos de todos os tempos.
Ainda que o pessoal sempre cite a atuação de Heath Ledger como Coringa, não há como ignorar o próprio Bale e sua ótima construção desse herói dividido em diferentes personas. Ele encarnou muito bem essa imagem do milionário playboy Bruce Wayne contrastando com a figura sombria e perturbada do Batman.
Batman: O Cavaleiro das Trevas está disponível na HBO Max.