Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 melhores filmes com Whoopi Goldberg

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Julho de 2023 às 20h00

Link copiado!

Silver Pictures, Touchstone Pictures, Alcor Films
Silver Pictures, Touchstone Pictures, Alcor Films

Talentosa e multifacetada, Whoopi Goldberg se tornou uma das atrizes mais renomadas do mundo. Nascida em Nova York, em 1955, ela foi uma das poucas artistas a ganhar o EGOT, que envolve o Emmy (televisão), Grammy (música), Oscar (cinema) e Tony (teatro).

Sua primeira indicação ao Oscar foi na década de 1980, pelo seu papel no filme A Cor Púrpura. Na época, ela não ganhou a estatueta, mas na década seguinte levou o prêmio para casa na categoria Melhor Atriz Coadjuvante por sua perfomace em Ghost: Do Outro Lado da Vida.

Com tantos trabalhos bem-sucedidos no currículo, fica até difícil decidir qual o melhor longa estrelado pela atriz. Ainda assim, o Canaltech topou o desafio de listar os 10 melhores filmes de Whoopi Goldberg para você assistir online.

Continua após a publicidade

10. Ghost - Do Outro Lado da Vida

Muitas pessoas se lembram do filme Ghost pela incrível performance de Demi Moore e Patrick Swayze como os protagonistas Molly e Sam, respectivamente.

Acontece que, no longa, que conta uma experiência sobrenatural de pós-morte, a atriz Whoopi Goldberg também aparece. Ela dá vida à Oda Mae Brown, personagem coadjuvante pela qual foi indicada e venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1990, além dos prêmios BAFTA, Golden Globe Award, NAACP e Saturn Award.

Continua após a publicidade

Quem quiser ver ou rever o longa que conta a história de amor além da vida do casal principal, o encontra na Apple TV, Globoplay, Paramount+, Microsoft e Google Play.

9. A Cor Púrpura

Outro sucesso de Whoopi que não pode ficar de fora da nossa lista é A Cor Púrpura, filme de 1985 dirigido por Steven Spielberg.

Continua após a publicidade

Na trama, a atriz vive Celie, uma menina de 14 anos que foi violentada pelo pai e se tornou mãe de duas crianças. Além de ficar estéril e ser separada dos filhos, ela ainda é condenada a ficar longe da sua irmã, quando é doada a Mister (Danny Glover), que a trata como escrava e companheira.

Com uma vida desgraçada e sem muito futuro pela frente, ela compartilha sua tristeza em cartas endereçadas, primeiramente, para Deus e depois para a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África.

Tudo muda, no entanto, quando Sofia (Oprah Winfrey) entra em sua vida, despertando sua consciência sobre o mundo e seu valor.

Quem quiser assistir ao filme A Cor Púrpura, o encontra na HBO Max, Apple TV e Google Play.

Continua após a publicidade

8. Nas Profundezas do Mar Sem Fim

Neste filme de 1999, Goldberg vive a policial Candy Bliss, que ajuda a protagonista Beth (Michelle Pfeiffer) e seu marido Pat (Treat Williams) a buscarem por Ben, o filho perdido do casal.

Sem sucesso, os cônjuges reencontram o menino apenas 10 anos depois, mas as marcas que o tempo e a separação causaram no garoto não são tão fáceis de apagar como eles pensaram.

Continua após a publicidade

Dirigido por Ulu Grosbard, Nas Profundezas do Mar Sem Fim pode ser encontrado na Apple TV e na Netflix.

7. Sarafina! O Som da Liberdade

Lançado em 1992, este filme que mescla comédia musical com drama é ambientado na África do Sul, durante a década de 1970, período em que acontece o Apartheid.

Nele, Whoopi vive Mary Masembuko, uma professora responsável por ensinar a protagonista Sarafina (Leleti Khumalo) a ter mais consciência de classe e entender um pouco mais sobre a realidade que os negros estavam vivendo.

Continua após a publicidade

Dirigido por Darrell James Roodt e roteirizado por William Nicholson, Sarafina! O Som da Liberdade pode ser encontrado para assistir online.

6. Salve-Me Quem Puder

Ainda falando em comédia, na lista dos melhores filmes com Whoopi Goldberg não poderia faltar o longa Salve-Me Quem Puder.

Continua após a publicidade

Chamado de Jumpin' Jack Flash, no original, a obra conta a história de Terry Dolittle (Goldberg), uma funcionária de um banco de Nova York que passa o dia em frente a um computador fazendo transferências bancárias.

Um dia, no entanto, ela é surpreendida por uma pessoa que se apresenta usando o nome Jumpin' Jack Flash (a canção dos Rolling Stones) e pede que ela o ajude.

Sem saber muito bem com o que está lidando, Dolittle logo descobre se tratar de um membro da Inteligência Britânica que está precisando de um contato para deixar a Europa antes que seja tarde demais. É assim que, aleatoriamente, a bancária se envolve em uma confusão absurda que coloca sua vida em risco.

Lançado em 1986 e dirigido por Penny Marshall, o filme também está disponível de forma online.

Continua após a publicidade

5. Feita Por Encomenda

Outra comédia estrelada por Goldberg que merece um espaço na nossa lista é Feita Por Encomenda. Nele a atriz dá vida à Sara, uma mulher trabalhadora que cuida sozinha da sua filha adolescente, Zora (Nia Long).

Um dia, Zora descobre que é fruto de uma inseminação artificial e que seu pai bológico é Hal Jackson (Ted Danson), um homem branco que faz palhaçada na televisão.

Continua após a publicidade

Ao descobrir tal fato, Sara também fica atordoada, pois acreditava que o doador fosse um homem negro. Com essa nova informação em mente, ela tenta um encontro com Hal, mas as coisas não saem como o esperado.

Feita Por Encomenda foi lançado em 1993 e está disponível no Star+.

4. Garota, Interrompida

Continua após a publicidade

Saindo da comédia e indo para o drama, chegamos em Garota, Interrompida, um filme estrelado por Winona Ryder, Elisabeth Moss, Angelina Jolie e, claro, Whoopi Goldberg.

Na trama, Susanna Kaysen é uma garota que recebe o diagnóstico de borderline. Como consequência, ela é enviada para um hospital psiquiátrico onde vive por dois anos e conhece várias garotas sedutoras e transtornadas.

Entre as tais garotas está Lisa, uma sociopata que organiza uma fuga com Susana e mais outras duas meninas para que elas possam retomarem suas vidas.

Lançado em 2000, Garota, Interrompida está disponível na Netflix e na Apple TV.

3.11 de Setembro: O Resgate

Na lista de melhores filmes com Whoopi Goldberg também não poderia faltar o longa 11 de Setembro: O Resgate, estrelado também por Charlie Sheen (Two and a Half Men).

No longa, um grupo de cinco pessoas fica preso dentro de um elevador na Torre Norte do World Trade Center. Para escapar da tragédia, eles precisam unir forças e trabalhar em conjunto.

Baseado em uma história real, o filme de Martin Guigui traz no elenco Gina Gershon, Luis Guzmán, Wood Harris, e pode ser assistido na Apple TV e no Google Play.

2. Mudança de Hábito

Chegamos no título obrigatório em toda lista de melhores filmes de Whoopi Goldberg: Mudança de Hábito. Lançado em 1992, o longa conta a história de Deloris (Goldberg), uma cantora que acidentalmente testemunha um assassinato cometido pelo seu, então, namorado Vince LaRocca (Harvey Keitel).

Atordoada, ela é colocada em um programa de proteção às testemunhas e enviada para um convento em São Francisco, sob o codinome de irmã Mary Clarence. Acontece que, ao chegar no local, seu jeito extrovertido, que não é aprovado pela Madre Superiora (Maggie Smith), chama atenção de todos, inclusive do seu ex-namorado Vince.

Sucesso de público, Mudança de Hábito se tornou o marco de uma geração e ganhou, em 1993, uma sequência direta.

Quem quiser assistir ao longa, o encontra no Disney+.

1. Till - A Busca Por Justiça

Lançado em 2022, Till - A Busca por Justiça também merece destaque na nossa lista de melhores filmes com Whoopi Goldberg.

No longa, a atriz vive Alma, a mãe de Mamie Till (Danielle Deadwyler), uma mulher cujo filho, Emmett (Jalyn Hall), de 14 anos, foi sequestrado, espancado e morto por supremacistas brancos no estado do Mississipi.

A partir desse crime brutal, Mamie dedica sua vida a lutar para que a memória do seu filho tenha justiça e para que o mundo veja o que o racismo pode causar.

Emocionante e bem produzido, o filme é mais uma oportunidade de ver Goldberg no drama. Quem quiser assisti-lo, o encontra no Prime Video.