Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Till – A Busca por Justiça | Conheça a história real chocante do filme

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Junho de 2023 às 17h15

Link copiado!

Divulgação/MGM
Divulgação/MGM

Programado para chegar ao Prime Video nesta quarta-feira, dia 14 de junho, Till – A Busca Por Justiça é um drama baseado em fatos reais que conta uma triste história de racismo, injustiça e impunidade.

Lançado em 2022 e dirigido pela nigero-americana Chinonye Chukwu, o filme acompanha a luta de Mamie Till-Bradley (Danielle Deadwyler), uma educadora e ativista que buscou justiça para seu filho Emment (Jalyn Hall), que, aos 14 anos, foi preso e espancado até a morte por ser negro.

Mas, afinal, qual a verdadeira história de Till – A Busca Por Justiça? É isso que o Canaltech te conta agora!

Continua após a publicidade

Till – A Busca Por Justiça: a história real

Apesar de chocante, a trama de Till é real e aconteceu no ano de 1955, nos Estados Unidos. Na época, Mamie e seu filho Emment viviam em Chicago, local onde as tensões raciais eram menos acirradas.

Continua após a publicidade

Acontece que, nas férias, Emment viaja até o estado do Mississipi para visitar alguns parentes. Antes de sua partida, porém, sua mãe lhe pede que ele fique o mais quieto e comportado possível, uma vez que naquela região o racismo e a segregação racial eram muito fortes.

Chegando ao Mississipi, Emmentt e seus primos decidem parar em uma loja de conveniência. Acontece que a dona do estabelecimento, uma mulher branca, acusa o rapaz de ter assoviado para ela. Isso faz com o grupo fique em apuros e vá embora rapidamente.

Passada a confusão, os garotos voltam para casa, mas pouco tempo depois dois homens brancos invadem o local, sequestram Emmett, o espancam, o matam com um tiro e jogam seu corpo em um rio. Três dias depois, ele seu corpo é encontrado já em estado de decomposição e levado para a mãe.

Continua após a publicidade

Completamente abalada, mas não tão surpresa pelo que aconteceu, visto que negros eram mortos sem motivo nenhum, Mamie pede que o filho seja velado com o caixão aberto para que todos vejam seu estado.

O julgamento dos criminosos

No dia 19 de setembro de 1955, pouco mais de 20 dias após o ocorrido, os acusados foram julgados, mas quatro dias depois, no dia 23, foram absolvidos pelo júri após uma breve sessão de apenas 67 minutos. O resultado revoltou a população e fomentou o aumento significativo do Movimento pelos Direitos Civis nos EUA.

Continua após a publicidade

Pouco tempo depois, sabendo que não poderiam ser julgados novamente, os irmãos JW Milam e Roy Bryant contaram à Revista Look que eram os autores do crime.

A história de Till além das telas

Além do filme lançado em 2022 e que agora chega ao catálogo do streaming da Amazon, a triste história de Emmentt Till também inspirou outras obras além daquelas do audiovisual. É o caso do poema Blues para Emmett Louis Till, que faz parte da coletânea Para Viver Um Grande Amor, escrita por Vinícius de Morais em 1962 e musicada por Toquinho posteriormente.

Continua após a publicidade

O sucesso de Till – A Busca Por Justiça

Se a história verídica de Emmett chama atenção, o longa dirigido por Chukwu também não pode ser ignorado. Com 96% de aprovação da crítica especializada e 97% de aprovação do público comum, o filme se firma como um dos mais bem-sucedidos no Rotten Tomatoes.

Tal êxito, no entanto, não impressionou a Academia, já que, apesar de ter sido indicado a várias premiações o filme não foi cotado para o Oscar 2023 e nem mesmo a protagonista Danielle Deadwyler, cuja atuação foi elogiadíssima como Mamie, chegou a ser cotada na categoria Melhor Atriz.

Continua após a publicidade

Onde assistir à Till – A Busca por Justiça?

Quem ficou interessado na história de Till – A Busca por Justiça agora poderá assisti-lo no Prime Video. Lembrando que o longa também está disponível na Apple TV, Google Play e Microsoft Store para compra e locação.