Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

7 jogos da Nintendo que também merecem virar filme

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Abril de 2023 às 19h30

Link copiado!

Nintendo
Nintendo
Tudo sobre Nintendo

O sucesso de Super Mario Bros. – O Filme deixou mais do que claro a força dos personagens da Nintendo quando levados para os cinemas. Em seu primeiro final de semana, o longa arrecadou US$ 375 milhões em todo o mundo e se tornou a maior estreia entre animações da história. Assim como nos videogames, o encanador bigodudo é uma máquina de imprimir dinheiro.

Isso certamente deve ter feito muitos produtores crescerem os olhos para cima de outras franquias da Nintendo. O estúdio japonês é dono de personagens e universos icônicos no mundo dos jogos e o excelente desempenho de Mario é o incentivo que faltava para apostar nessas outras franquias que também são muito amadas pelo público.

Algumas dessas adaptações já estão praticamente prontas, bastando tirá-las do papel e dos sonhos do público. Todo fã já imaginou um longa de The Legend of Zelda, por exemplo, e o bom momento da Big N apenas atiçou esse desejo. Ao mesmo tempo, há outras propriedades que não são tão conhecidas assim, mas contam com heróis e tramas tão ricas que funcionariam muito bem na tela grande.

Continua após a publicidade

E antes que você liste Kirby ou mesmo Super Smash Bros, vale pontuar que nem todo jogo da Nintendo tem força para ir ao cinema ou mesmo faz sentido no formato de luta. No caso da bolota rosa, por exemplo, seus jogos são muito simples e uma adaptação cinematográfica seria quase um Super Mario Bros. sem tanto apelo comercial, funcionando muito mais como uma série animada. Já com Smash, sejamos francos que um universo cinematográfico da Nintendo é muito mais legal na teoria do que na prática.

Pensando em tudo isso, o Canaltech listou 7 jogos da Nintendo que também merecem virar filme.

7. Donkey Kong Country

Na verdade, o filme de Donkey Kong Country está praticamente pronto. O personagem tem bastante destaque em Super Mario Bros. e boa parte do seu universo já foi apresentado. Assim, trazer um longa focado no gorila de gravata seria o caminho mais óbvio enquanto a sequência de Mario não vem.

Uma solução muito boa seria aprofundar a personalidade do próprio DK para além desse astro exibido que vimos até aqui. Assim, ele precisa provar ser não apenas um herói, mas um sucessor à altura do Reino dos Kongs — um desafio que coincidiria com a chegada de uma nova ameaça: o Rei K.Rool e seus Kremlings.

Assim, o gorila de gravata viajaria ao lado de Diddy Kong para a Ilha Crocodilo para recuperar as bananas roubadas e provar que ele é digno de verdade para reinar. Basicamente, um Thor primata.

Continua após a publicidade

6. The Legend of Zelda: Ocarina of Time

E vamos tirar logo o pedido mais óbvio da frente. Não há um único fã da Nintendo que não queria ver um filme de The Legend of Zelda, seja em live action ou mesmo em uma animação que consiga recriar toda a magia e a fantasia de Hyrule. De todas as franquias possíveis, essa seria a que mais teria chances de virar um fenômeno comercial, como foi com Mario.

Dos vários jogos da série, poucos estão tão prontos para ganharem uma versão cinematográfica quanto Ocarina of Time. Listado quase sempre como o melhor título de toda a saga, ele é um marco tanto em termos de jogabilidade como também narrativos. Assim, adaptar a jornada do pequeno Link para salvar a princesa Zelda do terrível Ganondorf enquanto viaja no tempo é algo que seria incrível de ver na telona.

Continua após a publicidade

Por ser um jogo que reproduz a jornada do herói clássica, o máximo que seria preciso mudar seria no ritmo da exploração, simplificando a ida aos templos para caber tudo em pouco mais de uma hora e meia de história. E pode apostar que ia sobrar marmanjo chorando quando a trilha sonora começasse a tocar.

5. Metroid

A franquia Metroid andava um pouco escanteada nos videogames, mas o lançamento recente de Metroid Dread mostrou que Samus Aran ainda é uma heroína que deve ser respeitada e que segue adorada pelos fãs.

Continua após a publicidade

Mais do que isso, um filme da caçadora de recompensas seria uma excelente oportunidade de trazer tramas um pouco mais maduras para a tela e mostrar que Nintendo não é apenas jogo de criança. Assim, seria possível explorar mais a fundo o lado psicológico da heroína em uma trama de ficção científica muito boa.

O maior desafio seria tornar essa protagonista silenciosa em alguém interessante para o público. Uma solução para isso seria colocá-la trabalhando em conjunto com uma inteligência artificial, quase como a gente viu nos primeiros Homem de Ferro.

É um filme que já está tão pronto que muita gente já fez até a escalação de Samus: quem melhor para viver essa guerreira espacial do que a Capitã Marvel em pessoa, Brie Larson?

4. Splatoon

Continua após a publicidade

Uma das franquias mais recentes da Nintendo, Splatoon já mostrou ter força e popularidade o suficiente para ser um fenômeno nos videogames. E, embora os jogos sejam muito mais voltados às mecânicas de tiro, não é complicado pensar em soluções para uma história que funcione para um público mais amplo.

E vamos combinar que seria incrível ver o mundo colorido dos Inklings na tela com todo o cuidado visual que foi dado em Super Mario Bros. Assim, faria todo sentido a chegada do vilão DJ Octavio e sua visão de mundo mais monocromática para ser uma ameaça a ser combatida pelas crianças-lula.

Ainda que Splatoon tenha uma trama de fundo muito rica envolvendo facções e conflitos raciais entre lulas e polvos que resultou até mesmo em uma guerra, tudo isso pode ser simplificado em prol de um belo entretenimento infantil.

Continua após a publicidade

3. EarthBound

EarthBound é uma franquia bastante curiosa. Conhecida pelo nome Mother no Japão, ela não recebe um novo jogo desde 2006, quando o último capítulo da saga foi lançado apenas no mercado oriental. E, mesmo assim, ela segue sendo amada pelos fãs de todo o mundo.

Apesar desse descaso vindo da própria empresa, essa é uma história que funcionaria muito bem nas telas do cinema por uma simples razão. Trata-se de uma aventura simples protagonizada por crianças, o que é perfeito para virar uma animação.

Continua após a publicidade

Assim, bastaria desenvolver o pequeno Ness em sua jornada pela vizinhança após a queda de um meteoro. É aí que ele conhece o inseto alienígena Buzz Buzz, que veio para acabar com um vilão que representa todo o mal do mundo. É uma aventura bastante inocente que se encaixa muito bem em um filme.

2. Star Fox

Um filme de Star Fox tem tudo para repetir o sucesso de Super Mario Bros. nos cinemas. De um lado, personagens fofinhos e carismáticos do jeito que uma boa animação exige. Do outro, um clima épico de aventura espacial ao melhor estilo Star Wars.

Continua após a publicidade

A franquia tem força para ser esse Guerra nas Estrelas com bichinhos, já que é protagonizado pelo herói Fox McCloud, uma raposa aventureira que desbrava o universo ao lado de um coelho, um falcão e um sapo. Imagine só o quanto de bonequinho isso vai vender — sem falar dos diferentes tipos de nave e outras miniaturas possíveis.

1. Kid Icarus

De certo modo, Kid Icarus já fez sua estreia nos cinemas: é o jogo que Mario aparece jogando em seu Nintendinho logo no começo do filme. Contudo, o pequeno herói Pit merece alçar voos maiores e protagonizar sua própria aventura nas telonas.

Continua após a publicidade

A franquia Kid Icarus não é tão popular assim pelo simples fato de a Nintendo não apostar mais nela. Contudo, ela traz uma história tão simples e interessante que mereceria ser adaptada para um longa animado. É a luta de um jovem herói alado para salvar a deusa Palutena e evitar que o mal domine o mundo.

Além de misturar algumas mitologias — em tese, Pit é um anjo, embora nunca seja tratado como tal, e enfrenta vilões como Hades e Medusa —, todo esse clima divino faria o filme ter uma estética bem diferente das demais adaptações, explorando tanto reinos nas nuvens quanto ruínas gregas e coisas do tipo.

Isso sem falar que o fato de ter um protagonista com asas permite sequências de ação bem diferentes e agitadas.