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Super Mario Bros. – O Filme | 20 easter eggs que você não percebeu

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Abril de 2023 às 17h52

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Reprodução/Nintendo
Reprodução/Nintendo
Mario Bros

O filme de Super Mario Bros. é um verdadeiro deleite para os fãs dos videogames. O longa é extremamente respeitoso com o material original e é possível perceber todo o cuidado em cada uma das cenas. Prova disso é a gigantesca quantidade de easter eggs e referência a todo o universo dos jogos e da própria Nintendo que ele traz.

Sem qualquer exagero, são centenas de elementos que brincam com a história do personagem, com os games e até mesmo com outras franquias importantes. Algumas delas são bem óbvias, como a própria trilha sonora, os power-ups idênticos aos dos jogos e até mesmo a presença de inimigos icônicos. Já outros são um pouco mais sutis, como o fato de Mario correr com os braços abertos ou de boa parte das cenas de ação ser mostrada de lado, como num título plataforma.

É tanta coisa que é muito fácil não perceber algumas delas, ainda mais se você assistiu a Super Mario Bros. – O Filme uma única vez. Por isso mesmo, listamos alguns desses easter eggs tanto para mostrar o tamanho desse cuidado como também para um incentivo para assistir ao longa mais uma vez.

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20. Um mapa cheio de referências

O primeiro grande easter egg de Super Mario Bros. – O Filme é, na verdade, um combo de menções honrosas. Ao mostrar o mapa do Brooklyn durante o comercial da empresa de Mario e Luigi, é possível ver algumas ruas que fazem menção a jogos e à própria Nintendo.

Os exemplos mais claros são a Rua Mansion e a Sua Link, que nada mais são do que uma brincadeira com os games Luigi’s Mansion e The Legend of Zelda. Também há a Rua 1889, que é o ano de fundação da Big N. Isso sem falar, é claro, de outras pequenas menções a locais famosos dos jogos.

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Aliás, todos os mapas que aparecem ao longo do filme trazem algum tipo de easter egg. Quando Cranky Kong abre o mapa mundi, por exemplo, é a tela de seleção de fases de Super Mario World.

19. O bar Punch-Out

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O bar onde Mario e Luigi estão logo no começo do filme faz uma referência a um jogo bastante clássico da Nintendo: Punch-Out!!! O game foi lançado originalmente para arcades em 1984 e ganhou uma versão para NES em 1987, sendo um dos grandes sucessos do console.

Trata-se de um jogo de boxe e, por isso mesmo, é possível ver vários quadros com lutadores na parede — incluindo do herói Little Mac. no mesmo local, também é possível ver alguns quadros com patos voando, em referência a outros ícones do Nintendinho, o divertidíssimo Duck Hunt.

E o game de caça aos patos não é referenciado apenas aí. Durante a ida de Mario à inundação do Brooklyn, é possível ver ao fundo um restaurante francês chamado Chasse au Canard, que nada mais é do que o nome do game traduzido.

18. Jumpman e o início de tudo

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Ainda dentro do bar Punch Out, vemos que há um fliperama no canto da sala. O arcade está rodando nada menos do que Jumpman — que nada mais é do que o clássico Donkey Kong, de 1981.

Jumpman é, na verdade, o nome original que a Nintendo deu para Mario em sua primeira aparição. No jogo, o gorila sequestra sua namorada ao melhor estilo King Kong e o herói bigodudo precisa subir escadas e vigas para salvá-la, desviando de barris que Donkey arremessa, assim como vemos na luta mais à frente.

Um detalhe curioso é que, dentro do filme, a arte do arcade Jumpman foi alterada. Ao invés de colocar o herói perseguindo o gorila sequestrador, o inimigo se torna o Abominável Homem das Neves.

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Além disso, o senhor que está jogando o fliperama é um velho conhecido dos fãs. Giuseppe é dublado originalmente por Charles Martinet, que faz a voz de Mario e de boa parte dos personagens nos games. Tanto que ele salta e faz o mesmo “Woohoo” que a gente conhece tão bem.

17. Spike e a Wrecking Crew

Ainda nessa sequência no bar, vemos Mario e Luigi sendo humilhados por Spike, seu antigo patrão na Wrecking Crew. É ele quem diz que o herói é uma piada e que nunca vai ser ninguém na vida.

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Esse personagem nada mais é do que um dos vilões do game Wrecking Crew, lançado para arcade e NES em 1984. No jogo, ele aparece para atrapalhar Mario e Luigi, tentando derrubá-los enquanto tentam demolir paredes.

Aliás, é o jogo que serviu como uma das inspirações para o longa Detona Ralph.

16. Super Mario Sunshine

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Há uma referência a praticamente todo jogo da história de Mario em maior ou menor grau. E enquanto alguns são bem óbvios — como quando o herói passa pela Castle Burger, que traz o icônico castelo de fim de fase em Super Mario Bros. —, há aqueles bem escondidos. É o caso de Super Mario Sunshine.

Quando os irmãos são chamados para atender um problema de vazamento em um imóvel, eles saem carregando pela cidade como em jogo de fase. E, no meio de tudo isso, é possível ver alguns locais que fazem menções a esses títulos. E um dos mais escondidos é justamente a lavanderia Sunshine, referenciando o jogo de GameCube.

15. Super Mario Galaxy

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Outra referência que aparece logo em seguida é a Super Mario Galaxy. Quando os encanadores chegam ao apartamento de luxo, é possível ver que o dono do imóvel está lendo um livro chamado Galaxy, que traz um dos planetas que o jogador visita na aventura.

Aliás, a estrelinha azul niilista que está aprisionada com Luigi no castelo do Bowser também veio desse clássico do Wii.

14. Clássicos Nintendo na parede

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Quando Mario retorna para casa e vai para seu quarto jogar um pouco de videogame, há outro festival de easter eggs. Além da óbvia referência ao NES e ao jogo Kid Icarus, o herói tem ainda vários outros elementos que fazem referência a títulos da Nintendo pelo quarto.

Na parede, por exemplo, há um pôster de F-Zero e de alguns esportes, brincando com os jogos lançados para o NES de futebol, tênis e maratona. Além disso, é possível ver uma nave da franquia Star Fox logo em cima da TV do herói bigodudo.

13. Prefeita Pauline

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Quando Mario assiste ao noticiário e descobre sobre o rompimento da adutora que alagou o Brooklyn, quem aparece na TV é a prefeita de Nova York Pauline. Trata-se da primeira namorada do herói nos games, a mesma que ele precisava salvar em Donkey Kong quando ainda se chamava Jumpman.

No caso, ela traz o mesmo visual apresentado nas artes de Donkey Kong para Game Boy e que se tornou canônico ao longo dos anos. Sua aparição mais recente foi em em Super Mario Odyssey, além dos spin-offs Mario Tennis Ace, Mario Kart Tour, Mario Golf: Super Rush e Mario Strikers: Battle League.

12. O castelo da Peach

Depois de sermos inundados por referências na primeira visita de Mario ao Reino Cogumelo — e que inclui a uma quantidade enorme de power ups clássicos, piadas com assoprar cartucho e até um pôster com Toadette —, o herói finalmente chega ao castelo da princesa Peach. E qual a nossa surpresa ao ver que o local está idêntico ao cenário de Super Mario 64?

No jogo, o herói bigodudo passeio pelos corredores e viajando para mundos fantásticos a partir dos diversos quadros espalhados pelo local. E Super Mario Bros. – O Filme recria exatamente isso, mostrando que o decorador da princesa segue o mesmo também nos cinemas.

11. A lembrança da princesa

Há uma cena muito rápida que faz menção a um jogo quase desconhecido da Nintendo. Quando Peach conta para Mario sua história, lembrando que ela chegou ao Reino Cogumelo quando ainda era criança e foi adotada e criada pelos Toads, é possível ver alguns momentos desse flashback.

E o grande easter eggs obscuro desse momento é quando vemos a adolescência da princesa, em que ela aparece de colete e calça de seda — a mesma roupa que Lina, a heroína de Doki Doki Panic utiliza.

Esse jogo foi lançado para NES no Japão em 1987 e serviu de base para a versão ocidental de Super Mario Bros. 2. A empresa transformou esse game em uma nova aventura de Mario e companhia e o filme brinca com isso ao mostrar que Peach e Lina compartilham algumas outras coincidências além da habilidade de flutuar.

10. A marca dos karts dos Kongs

Ao chegarem ao Reino dos Kongs, Mario, Peach e Toad são recepcionados por um gorila de blazer muito chique que os leva a um passeio de kart pelo local. E o filme dá um belo close na marca do veículo, que ostenta o brasão de um rinoceronte.

Trata-se de uma brincadeira com a série Donkey Kong Country, em que o herói primata andava em nada menos do que um rinoceronte pelas fases.

9. Reverência ao Nintendo 64

A estadia de Mario e Peach no Reino Kong traz também várias homenagens ao Nintendo 64, o console que colocou a empresa na era dos elementos tridimensionais. Basta olhar para vários dos gorilas para perceber como eles trazem roupas que fazem menção ao número 64, quase como se o videogame tivesse servido de inspiração para uma grife.

8. Donkey Konga

Durante a luta entre Mario e Donkey Kong na arena, o filme apresenta mais alguns macacos icônicos, como Diddy Kong e Dixie Kong. Só que, além deles, temos ainda outras menções a todo esse universo de símios da Nintendo.

Mais do que tocar o DK Rap de Donkey Kong 64, é possível ver um gorila que parece ser Chunky Kong tocando bongô em meio à torcida. Pois esse instrumento nada mais é do que o controle do jogo Donkey Konga, um game rítmico lançado pela Nintendo no GameCube.

7. O piano do Bowser

Falando em instrumentos musicais, a sequência musical em que Bowser declara seu amor à princesa Peach tem uma brincadeira envolvendo o piano. Quando a cena dá um close nas habilidades do vilão, vemos que o instrumento é fabricado pela empresa Ludwig Von Koopa.

Essa é uma piada dupla. Primeiro porque realmente havia uma fabricante de pianos chamada Ludwig & Co., uma das mais notórias do começo do século XX. Além disso, é uma brincadeira com o próprio Ludwig Von Koopa, um dos Koopalings vilões de Super Mario Bros. 3 e que volta e meia aparece em outros jogos da série.

6. Truque na corrida de kart

Como os trailers já apresentaram, Super Mario Bros. – O Filme traz toda uma sequência de corrida de karts na Rainbow Road, ao melhor estilo Mario Kart. Tudo isso é muito igual aos jogos, incluindo a montagem dos veículos.

Só que há um pequeno detalhe em meio a toda a perseguição quando o exército de Bowser entra em cena. Além de parecer um momento de Mad Max: Estrada da Fúria, a corrida coloca na tela um pequeno truque dos games: quando Mario está fugindo do carro de demolição, ele ganha velocidade ao começar a fazer drift na pista.

Essa é uma mecânica bem comum dos jogos, mas que nem todo mundo conhece. Assim como nos consoles, o herói usa essa derrapagem para fazer com que um pequeno efeito azul apareça ao lado das rodas e, com isso, ganhe velocidade para se afastar de seu adversário.

5. Double Dash

Super Mario Bros. – O Filme ainda traz um easter egg bem divertido de um jogo pouco lembrado pelos fãs: Mario Kart: Double Dash. Lançado para GameCube em 2003, ele trazia uma nova mecânica de corridas que permitia dois personagens dividirem o mesmo carro.

E é exatamente o que acontece em determinado momento da perseguição na Rainbow Road. Após o exército de Bowser destruir alguns dos carros do herói, Mario e Donkey Kong passam a pilotar juntos, assim como Peach e Toad.

4. Balloon Fight

Quando Mario retorna ao mundo dos humanos com Bowser a tiracolo, temos mais uma enxurrada de referências à história da Nintendo. Uma delas é no outdoor que anuncia o serviço de um lava-car da região. Ainda que mal dê para ver o nome da empresa, o mascote da companhia é um rapaz voando em balões.

Essa é uma referência ao jogo Balloon Fight, lançado para NES em 1984.

3. Urso polar de sunga

Outra referência que aparece nessa grande sequência de destruição é a sorveteria Wizard-Pop, que tem como mascote um estranho urso polar de óculos de sol e sunga. O animal foi retirado diretamente da capa de Ice Climber, outro jogo de NES lançado também em 1984.

Aliás, o nome da loja é um easter egg ao filme The Wizard, chamado aqui de Gênio do Video Game. Lançado em 1989, ele fazia várias citações à Nintendo, inclusive à famigerada luva Power Glove.

2. Disk Kun

Outro comércio que é destruído pelo ataque de Bowser ao Brooklyn é a loja de informática Disk Kun — e essa é uma referência bastante obscura.

Em 1986, a Nintendo lançou um acessório para o seu Famicon, o NES japonês. Era o Disk System, um periférico que permitia que o console lessem um tipo de disquete próprio da Nintendo chamado Disk Cards. O aparelho nunca chegou a ser lançado no Ocidente.

Acontece que o hardware tinha até mesmo um mascote feito para tornar a geringonça mais amigável para o público. Era o pequeno Diskun, um boneco com aparência de disquete que estampava a caixa do produto. E é justamente ele quem aparece na placa em Super Mario Bros. – O Filme.

1. Luck Cards

O filme do Mario traz tantas referências ao universo da Nintendo que não se limita apenas aos videogames. Na verdade, o longa lembra até que a companhia existe há mais de um século e que começou produzindo justamente cartas de baralho e outros jogos ainda analógicos.

Nessa sequência final no Brooklyn, é possível ver alguns anúncios de uma empresa chamada Luck Cards que tem como longo exatamente o mesmo desenho das cartas que a companhia produzia antes de entrar no mundo dos videogames.

Essa lembrança também está presente naquela sequência inicial em que Mario e Luigi estão fazendo seu comercial: uma das ruas que aparece no mapa é a Luck Cards St.