James Gunn confirma quais atores vão retornar ao novo DCU
Por Durval Ramos |

O diretor e agora chefão da DC Studios, James Gunn, finalmente decidiu falar sobre seus planos para o futuro do vindouro Universo Cinematográfico da DC (DCU, na sigla em inglês), revelando quais filmes e personagens vão continuar canônicos dentro da nova cronologia. E, em meio a alguns retornos óbvios, ele garantiu que o Besouro Azul vai continuar existindo.
- Besouro Azul | DCU ou DCEU? Em qual universo o novo filme se passa
- DCU │ Confira todos os filmes e séries que marcam o recomeço do universo DC
Provando ser uma das pessoas que ainda usa o Threads, Gunn usou a rede social para comentar um pouco sobre como está planejando o DCU e como essa cronologia vai ser construída. E embora diga que o conteúdo canônico comece apenas a partir da animação Comando das Criaturas, personagens como o Besouro Azul e o Pacificador vão retornar dentro deste novo universo.
E não apenas os heróis, mas também seus atores. “Alguns atores vão interpretar personagens que já viveram em outras histórias”, escreve o executivo. “E alguns pontos de suas histórias podem ser consistentes com pontos de outros filmes, séries e projetos animados da DC que foram feitos no passado. Só que nada é canônico até Comando das Criaturas e Superman: Legacy”.
Na prática, isso significa que Xolo Maridueña e John Cena vão continuar vivendo o Besouro Azul e o Pacificador, embora seus filmes e séries já não sejam mais considerados canônicos. Ainda assim, o próprio James Gunn deixa claro que alguns acontecimentos desses projetos podem continuar valendo. O mesmo deve valer para a Amanda Waller de Viola Davis, que já foi confirmada no DCU com direito a uma série própria.
O grande ponto é que esse reset feito pela metade pode confundir parte do público, já que não está claro ainda o que vai valer e o que vai ficar de fora da nova cronologia. E, de acordo com Gunn, não há problema algum em se sentir assim. “Acho que é ok ficar confuso sobre o que está acontecendo no DCU, já que ninguém viu nada sobre ele até agora”, afirma.
Perguntas ainda sem respostas
E apesar de continuar fazendo mais mistérios do que o necessário sobre o futuro do DCU, as falas de James Gunn servem principalmente para esclarecer como o diretor pretende reaproveitar alguns atores que já haviam sido apresentados antes de sua chegada à DC Studios e a criação da nova cronologia.
A principal dúvida girava em torno do próprio Xolo Maridueña. Antes mesmo da estreia de Besouro Azul, Gunn afirmou que o filme faria parte do seu DCU, mas seguia afirmando que o novo universo começaria apenas com Comando das Criaturas e Superman: Legacy. Assim, a explicação de agora ajuda a esclarecer como o herói latino vai permanecer.
A dúvida, porém, fica em relação ao restante do elenco. Se o filme que acabamos de ver nos cinemas não é canônico, o futuro da brasileira Bruna Marquezine e toda a história pregressa dos demais Besouros Azuis pode ser desconsiderada em projetos futuros — o que seria uma perda e tanto.
Resta também saber como (e se) essa ideia de filmes fora da cronologia e o reaproveitamento de personagens vai valer para filmes como The Flash e o vindouro Aquaman 2: O Reino Perdido, que chega aos cinemas em dezembro.