Biografia de Amy Winehouse ganha trailer com visual impressionante
Por Paulinha Alves • Editado por Durval Ramos |
Back to Black, longa-metragem sobre o início da carreira de Amy Winehouse, ganhou seu primeiro teaser trailer. Nas imagens, é possível ver uma das primeiras apresentações da cantora, interpretada pela atriz inglesa Marisa Abela (Industry), e o início de seu reconhecimento mundial, alcançado após seu segundo álbum de estúdio, Back to Black.
Seguindo o rastro de filmes como Bohemian Rhapsody, Rocketman e Elvis — cinebiografias lançadas nos últimos anos, que fizeram bastante sucesso em Hollywood —, o filme sobre a vida da cantora terá direção de Sam Taylor-Johnson e roteiro de Matt Greenhalgh, que repetem a dobradinha feita em O Garoto de Liverpool. E chama muito a atenção a caracterização de Abela, que realmente está idêntica à cantora.
Nas imagens, Amy aparece falando que não escreve músicas para ser famosa. “Eu escrevo músicas porque não sei o que faria se não as escrevesse”, diz. Ao longo do trailer, no entanto, é possível ver que suas letras e o estouro de seu segundo álbum tornaram a cantora uma pessoa extremamente aclamada, que passou a ser perseguida por paparazzi e receber um tipo de atenção ao qual não estava acostumada.
Além disso, as cenas enfocam também seu relacionamento com Blake Fielder-Civil (interpretado por Jack O'Connell), ex-marido de Amy, com quem a cantora viveu uma história bastante conturbada, marcada pela violência e uso de drogas. O jovem, inclusive, foi uma das grandes inspirações para as músicas escritas pela multi-instrumentista em Back to Black, arco que tem tudo para ser um dos grandes destaque do longa-metragem.
Contado do ponto de vista da própria Amy Winehouse, Back to Black promete mostrar ainda algumas das figuras mais importantes da vida da cantora, como sua mãe Janis (Juliet Cowan), seu pai Mitch (Eddie Marsan) e sua avó Cynthia (Lesley Manville).
Além disso, pelo que já pode ser observado no trailer, o filme parece ter investido bastante na caracterização de seus personagens, deixando Marisa Abela muito parecida com a cantora na vida real.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
Filme não é o primeiro sobre a vida de Amy Winehouse
Embora focado em um momento específico da carreira da compositora, Back to Black não é o primeiro projeto audiovisual sobre a vida de Amy Winehouse.
Em 2015, o documentário Amy, realizado pelo cineasta Asif Kapadia, retratou a vida e morte da cantora britânica. Lançado no Festival de Cannes, o projeto foi um tremendo sucesso e chegou até mesmo a ganhar o Oscar de Melhor Documentário em Longa-Metragem.
Além disso, em 2021, dez anos após a morte da artista, a BBC lançou um novo documentário sobre a compositora chamado Reclaiming Amy. Focado, principalmente, na intimidade de Amy Winehouse e na relação com sua família, o filme teve narração da própria mãe da jovem, Janis Winehouse-Collins, e contou com várias imagens caseiras da cantora.
No mesmo ano, quem também lançou seu documentário original sobre a estrela musical foi o Paramount+. Chamado Amy Winehose e Eu: A História de Dionne Bromfield, o projeto foi contado sob o ponto de vista da afilhada da cantora, Dionne Bromfield, e foi distribuído em quase 180 países.
Back to Black, cinebiografia de Amy Winehouse feita pela produtora StudioCanal, chega aos cinemas do Reino Unido e da Irlanda em 12 de abril de 2024 e nos cinemas dos EUA em 10 de maio. No Brasil, ainda não há previsão de estreia para o longa-metragem.