10 filmes de um futuro distópico em que máquinas se rebelam contra humanos

Por Natalie Rosa | 27 de Setembro de 2018 às 19h30
Divulgação

A inteligência artificial não para. Há décadas, a indústria do entretenimento vem arriscando palpites sobre as consequências, positivas ou negativas (principalmente negativas), que os robôs podem trazer para o mundo.

Muitos, na época de filmes como O Exterminador do Futuro, por exemplo, podem ter achado que essas produções não passam de ficções bem elaboradas e que "isso nunca vai acontecer". Bom, estamos a cada dia mais perto disso. Até mesmo Bill Gates, fundador da Microsoft, já declarou que a inteligência artificial pode ser uma ameaça para os seres humanos. Elon Musk, fundador e CEO da Space X e Tesla, chegou a assinar uma promessa de que não fabricaria armas letais com a tecnologia.

Talvez não seja amanhã ou o ano que vem que os robôs vão exterminar os humanos da Terra — por enquanto eles apenas roubam alguns empregos por aí , mas o cinema continua tentando nos alertar sobre o problema, seja em forma de um trágico filme de ação ou uma animação engraçadinha.

Pensando nisso, selecionamos 10 filmes em que robôs e máquinas se revoltam com os seres humanos de alguma forma, confira:

Matrix (1999)

Imagem: Divulgação

A nossa lista começa com Matrix, um clássico do fim dos anos 90 que fez a cabeça de muitos nerds da época. O filme conta a história de Thomas Anderson, interpretado por Keanu Reeves, um programador que vive de forma estranha, em um cubículo com pouca iluminação. De repente, ele se vê sendo atormentado por pesadelos mais do que bizarros.

Nos sonhos, ele está no futuro e conectado a vários cabos, em um imenso sistema de computadores, contra a sua vontade. Quanto mais o sonho se repete, mais o jovem tem dúvidas sobre o que é realidade e o que é apenas um sonho.

Thomas, ou agora Neo, na verdade, é apenas uma das vítimas do Matrix, um sistema de computadores capaz de manipular as mentes das pessoas.

Matrix está disponível no Google Play, PlayStation Store, Microsoft Store, Looke e iTunes.

Ex-Machina - Instinto Artificial (2015)

Imagem: Divulgação

Um pouco mais recente, lançado em 2015, Ex-Machina começa com foco em Caleb (Domhnall Gleeson), um programador que ganha um concurso para passar uma semana na casa do presidente da companhia em que trabalha.

Ao chegar no local, ele percebe que Nathan Bateman (Oscar Isaac) na verdade o escolheu para participar de um teste com Ava (Alicia Vikander), uma inteligência artificial em um corpo feminino.

As "férias" de Caleb acabam se transformando em um grande problema devido a tamanha sofisticação desta inteligência artificial, deixando cada vez mais difícil saber em quem ele pode confiar ou não.

Você pode assistir Ex-Machina no Google Play, iTunes, PlayStation Store e Looke.

O Exterminador do Futuro (1984)

Imagem: Divulgação

Agora, voltamos no tempo para mais um clássico: O Exterminador do Futuro. No filme, Arnold Schwarzenegger é um androide que viaja de um futuro de guerras entre máquinas e humanos para matar Sarah, interpretada por Linda Hamilton, pessoa responsável pela sua perda na guerra.

Mas, os humanos fazem sua parte para evitar o assassinato e o futuro da população enviando Kyle Reese (Michael Biehn), que também alerta o passado para a chegada do holocausto Skynet no futuro. Sua missão será salvar a vida de Sarah pois seu filho será o líder da resistência dos humanos contra as máquinas.

Você pode assistir O Exterminador do Futuro no Google Play e iTunes.

A.I. - Inteligência Artificial (2001)

Imagem: Divulgação

Em 2001 chegou aos cinemas A.I. - Inteligência Artificial, sob direção de Steven Spielberg, e logo depois fez sucesso nas locadoras de todo o mundo.

O filme se passa na metade do século 21, quando uma grande parte das cidades litorâneas do planeta ficam submersas e o mundo precisa de ajuda. Para isso, androides passam a conviver com os humanos, inclusive David, um robô-criança que foi programado para amar seus pais eternamente.

Mas, quando tudo parecia estar indo bem, David é acusado de ser uma ameaça após um acidente envolvendo o filho desta família. Por isso, ele precisa fugir para não ser destruído pelos humanos que o criaram.

A.I. - Inteligência Artificial está disponível na Netflix, Google Play e iTunes.

RoboCop (1987)

Imagem: Divulgação

Em um futuro na cidade de Detroit, nos Estados Unidos, a polícia não consegue controlar a alta criminalidade após ser privatizada. Aproveitando a situação, a multinacional OCP planeja substituir os policiais humanos por ciborgues e usa o corpo de Murphy, um oficial morto em batalha, para criar o RoboCop.

Um tempo depois, as coisas começam a piorar pois as memórias do policial não foram apagadas e, aos poucos, ele vai relembrando tudo o que aconteceu e planejando uma vingança.

Você pode assistir RoboCop no Looke, NetMovies ou iTunes.

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

Imagem: Divulgação

Baseado em um clássico livro de Stanley Kubrick, 2001: Uma Odisseia no Espaço retrata a história de quando uma equipe de astronautas liderada por David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter, na nave Discovery.

A espaçonave é controlada pelo computador HAL 9000 que, no meio da viagem, se rebela e começa a eliminar todos os seus tripulantes, um a um. Com isso, a viagem acaba resultando em um confronto perigoso entre a máquina e os humanos.

2001: Uma Odisseia no Espaço está disponível no HBO GO, Google Play, PlayStation Store, Microsoft Store, Looke e iTunes.

Next Gen (2018)

Imagem: Divulgação

Agora, um filme não tão aterrorizante assim. Em Next Gen, uma animação produzida pela Netflix, uma garotinha conhece um robô soldado e acaba criando uma bonita amizade com ele. Juntos, eles começam uma missão de lutar contra os robôs do mal, além de enfrentarem um plano bastante perigoso de dominação do mundo através da tecnologia.

Next Gen é um filme da Netflix.

Eu, Robô (2004)

Imagem: Divulgação

Em Eu, Robô, Will Smith é o detetive Del Sponner e o ano é 2035. Neste futuro, os robôs são utilizados em massa como empregados e assistantes dos humanos, e contam com um código de programação que os proíbe de serem violentos contra os seres humanos.

Mas, quando Dr. Miles aparece morto e o suspeito passa a ser um dos robôs, começa uma caçada para descobrir quem foi o assassino e qual foi a violação feita para que a sua programação falhasse.

Você pode assistir Eu, Robô no Claro Video, PlayStation Store e iTunes.

Soldado do Futuro (2013)

Imagem: Divulgação

No filme Soldado do Futuro, que se passa durante a Guerra Fria, o Ministério da Defesa dos Estados Unidos começa a fazer pesquisas para criar armas altamente destrutitvas. Com o comando do engenheiro Vincent McCarthy, interpretado por Toby Stephens, é criado secretamente um soldado autoconsciente com inteligência artificial.

Soldado do Futuro pode ser assistido no Google Play, Looke e iTunes.

Chappie (2015)

Imagem: Divulgação

Ao melhor estilo RoboCop, no filme Chappie, que também se passa em um futuro, os policiais humanos são substituídos por robôs ultrapoderosos e inteligentes. Quando Deon, o cientista responsável pela criação destas máquinas, rouba um modelo defeituoso e faz com que ele consiga pensar de forma autônoma, as autoridades começam a acreditar que Chappie, nome dado ao robô, seja uma ameaça para a humanidade.

Chappie está disponível na Netflix, Microsoft Store, Claro Video, iTunes, PlayStation Store e Google Play.

Qual filme você acrescentaria nesta lista? Qual o seu preferido? Comente aqui embaixo com a sua dica!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.