Quem são as 5 pessoas com o maior QI do mundo?
Por Fidel Forato | •

O Quociente de Inteligência (QI) é uma forma de medir a capacidade intelectual e de raciocínio de uma pessoa através de uma série de testes. As pessoas com os maiores QIs do mundo superam os 200 pontos, como Marilyn vos Savant, Terence Tao e William Sidis. Embora a forma de medição seja bastante popular e útil, ela não entrega uma visão total da complexidade cognitiva de um indivíduo.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como funciona um teste de QI?
- William Sidis foi o homem mais inteligente do mundo?
Para entender o que significa a pontuação superior a 200, as pessoas com inteligência normal ou mediana costumam alcançar algo entre 90 a 110 pontos nos testes de QI. Quem ultrapassa os 140, é classificado como genial. Então, eles estão, em tese, em um patamar perto do limiar da inteligência humana.
A questão é que a vida prática é diferente e existem inúmeras críticas envolvendo o uso de testes de QI como forma de medir a inteligência. Inclusive, algumas pontuações já foram questionadas por falta de evidências que as comprovassem ou mesmo por fraudes. Tanto é que o Guinness World Records desistiu do ranking de maior QI do mundo, que era uma categoria muito popular no passado.
Quem tem o maior QI do mundo?
Considerando todas essas limitações do critério e os pontos controversos, confira a lista com as cinco pessoas com o maior QI do mundo:
1. William Sidis
Com QI estimado entre 250-300, William Sidis ingressou na Universidade Harvard, nos EUA, aos 11 anos. É considerado a pessoa mais inteligente que já existiu, com base no QI, mesmo que a sua avaliação receba inúmeros questionamentos até hoje;
2. Terence Tao
Com QI de 225-230, Terence Tao é conhecido como o "Mozart da Matemática". O gênio fez doutorado aos 16 e foi o mais jovem a assumir a posição de professor titular da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos EUA. É considerado como a pessoa viva com o maior QI do mundo;
3. Marilyn vos Savant
Com QI de 228, Marilyn vos Savant foi reconhecida pelo Guinness World Records, nos anos 1980, como a mulher mais inteligente do mundo por causa de seus conhecimentos na área de matemática;
4. Christopher Hirata
Com QI de 225 pontos, o astrofísico Christopher Hirata se formou no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos EUA, com 18 anos e trabalha no desenvolvimento e no design de telescópios para captar os mistérios do universo;
5. Christopher Langan
Com QI estimado entre 195-210, Christopher Langan é autodidata e conhecido pelo Modelo Teórico-Cognitivo do Universo (CTMU), em que une conhecimentos da filosofia e da ciência. A sua pontuação é também bastante debatida.
Maiores gênios da história?
Os maiores gênios da história da humanidade nunca nem chegaram a fazer um teste de QI e, na maioria das vezes, a pontuação que lhes foi atribuída é mera especulação.
Este é o caso do físico Albert Einstein, que tem uma pontuação estimada em 160 pontos. Assim, ele nem entraria no ranking de pessoas com o maior QI do mundo, mesmo que a sua contribuição para as mais diversas ciências seja inquestionável. Outros exemplos envolvem Ada Lovelace, Leonardo da Vinci, Marie Curie ou mesmo Nikola Tesla.
Entre os maiores críticos do uso do QI como forma de medição da inteligência, está o psicólogo cognitivo Howard Gardner, que propôs a ideia de múltiplas inteligências, algo não avaliado. A testagem foca nas habilidades de lógica, raciocínio matemático e capacidade linguística, sem avaliar a criatividade ou a habilidade espacial, por exemplo. Em tese, todas essas capacidades são importantes na identificação de um verdadeiro gênio.
Leia mais:
- Minicérebros vão para o espaço e mudanças surpreendem cientistas
- O que determina nossa inteligência?
- Nossa inteligência é composta por sete atributos diferentes, diz estudo
VÍDEO: Vida após a morte é possível com inteligência artificial?
Fonte: Science Focus, Ohio State University