Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Provável pênis amputado de uma baleia é encontrado na costa da Austrália

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Outubro de 2022 às 19h13

Link copiado!

Whit Welles/CC-BY-3.0
Whit Welles/CC-BY-3.0

Um membro avulso, rosado, liso e com aspecto tentacular foi avistado numa praia australiana, e especulações da internet logo pularam para a mais mórbida das possibilidades — a de que um grande cetáceo perdeu seus genitais em alguma luta marinha. Postado no TikTok por Afri Gregory, o vídeo se espalhou rapidamente, mas ainda não se sabe a origem do estranho objeto encalhado na areia.

Segundo a pessoa que filmou o acontecimento, o membro seria do tamanho de sua perna. A captura foi feita na costa próximo à cidade de Townsville, no município de Queensland. Segundo especialistas, a carne misteriosa pode ser qualquer coisa, ou seja, um pedaço de qualquer animal marinho, como um fígado de tubarão, por exemplo. O formato e tamanho, no entanto, deixam bem sugestiva a possibilidade de ser um pênis de baleia, de fato.

Continua após a publicidade

Anatomia sexual das baleias

Falando sobre anatomia dos cetáceos, seus esqueletos se adaptaram, já há milhões de anos, para flutuar muito bem nas águas oceânicas. A seleção sexual, no entanto, lhes conferiu ossos pélvicos onde os músculos penianos podem se apoiar muito bem e dar grande controle sobre o movimento do membro. Isso, de certa forma, indica que possa haver alguma vantagem no controle avançado dos movimentos genitais.

A movimentação complexa dos pênis de baleia, inclusive, gerou hipóteses bem sólidas de que avistamentos de serpentes e monstros marinhos, no passado, tenham sido nada menos do que falos cetáceos sendo observados por leigos. Em 1875, por exemplo, a tripulação do navio Pauline acreditou ter visto uma serpente marinha atacar um baleal (coletivo de baleia). Uma ocasional orgia cetácea parece bem mais plausível, não?

Naturalmente, sendo os maiores animais do mundo, as baleias-azuis (Balaenoptera musculus) levam os maiores pênis do mundo animal em seus corpos, com 2,5 a 3 metros de comprimento. No caso do membro na praia, no entanto, é mais provável que estejamos vendo uma extensão de uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), espécie que, nesta época do ano, vai até as águas de Queensland para acasalar.

Continua após a publicidade

A ciência vem estudando os membros das jubartes há muitos anos, buscando entender seus hábitos de acasalamento. Em 1955, estudos dos testículos dos animais revelaram que sua reprodução funciona em temporadas, e que o tamanho do membro pode ser um indicador de maturidade sexual.

Em 2002, foram capturadas 121 horas de filmagem de 630 baleias diferentes, detectando 13 ereções. Na maioria das vezes, a exibição peniana ocorreu em competições por dominância entre machos — por serem misticetos, no entanto, os animais não possuem dentes, e sim um filtro bucal chamado barbatana (diferente das nadadeiras), o que não permite que arranquem o membro um do outro a dentadas.

No mesmo estudo que gerou as filmagens, também se observou que machos solitários exibem o pênis durante sessões de cantoria para atrair companhia. É provável, então, que algum animal desafortunado estivesse cantando quando um predador o atacou, como uma orca, por exemplo. Até que um especialista em cetáceos visite o local do incidente, no entanto, ficaremos sem confirmação acerca da origem do membro.

Continua após a publicidade

Fonte: Edinburgh Napier University, Evolution via ScienceAlert