"Peixe taco" de 500 milhões de anos pode ter dado origem aos mandibulados

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  •

Danielle Dufault/Royal Ontario Museum

Uma pesquisa publicada na última terça-feira (23) revelou segredos de uma criatura de 500 milhões de anos, cuja aparência é bizarra e lembra o taco, prato mexicano baseado em tortillas. O animal, chamado Odaraia alata, fazia parte dos mandibulados, um tipo de artrópode com mandíbula que viveu no período Cambriano (entre 542 milhões e 488 de anos atrás).

Os odaraia nadavam de cabeça para baixo e tinham 30 pares de pernas, armadas com espinhos — a novidade está na aparente descoberta, por cientistas, de que essas ferramentas teriam sido usadas para capturar presas, bem como sua classificação como mandibulados (com mandíbula). Todos os detalhes foram publicados em um estudo na revista científica Proceedings of the Royal Society B.

Fóssil de bizarrices cambrianas

Fósseis da espécie foram encontrados no Folhelho Burgess, sítio paleontológico na América do Norte que fazia parte das profundezas marítimas durante o Cambriano. No local, estão preservados restos de animais que incluem até mesmo tecidos moles, muito reveladores sobre o passado, como o predador de meio bilhão de anos do estudo.

Isso permitiu estudar 150 espécimes de O. alata, cerca de metade de todos os indivíduos fossilizados conhecidos pela ciência. Segundo as análises, a concha curiosa do animal não era dura, mas também não exatamente flexível — um meio-termo semelhante ao dos camarões e lagostins modernos.

Com cerca de 20 centímetros, a criatura provavelmente usava a concha para manter as presas seguras, mas se sabia como as capturava. Agora, sabemos que ela fazia uma espécie de rede com os espinhos, e essa evolução permitiu que a espécie saísse do fundo do mar para explorar águas mais rasas, sendo um dos primeiros mandibulados do mundo.

Continuar estudando o Folhelho Burgess poderá revelar mais segredos sobre esses extintos animais, bem como outras espécies cambrianas que também guardam inúmeros mistérios, como a T. gainesi e a Cambroraster falcatus, esta última nomeada em homenagem à Millenium Falcon, espaçonave da série de filmes Star Wars, por conta de sua semelhança no formato.

Fonte: EurekAlert!, Proceedings of the Royal Society B