Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pássaro que se acreditava estar extinto há 140 anos é visto em Papua-Nova Guiné

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Novembro de 2022 às 13h10

Link copiado!

Greg Hume/CC-BY-3.0
Greg Hume/CC-BY-3.0

Um pássaro que se pensava estar extinto há 140 anos foi visto novamente — na verdade, filmado — nas florestas de Papua-Nova Guiné: é o pombo-faisão-de-nuca-preta (Otidiphaps nobilis insularis), documentado por cientistas pela primeira vez em 1882, e, desde então, nunca mais oficialmente visto. Foram necessárias diversas expedições, numa união de funcionários do museu local e ornitólogos estrangeiros, para rever o animal.

Foi um mês inteiro de excruciante espera em Fergusson, uma ilha acidentada no Arquipélago D'Entrecasteaux, no leste do país, onde ocorreu a primeira documentação da criatura. O terreno montanhoso dificultou o trabalho da equipe, que ouviu de membros da comunidade que o pássaro não era visto há décadas.

Continua após a publicidade

Avistamento e ajuda local

Dois dias antes da saída programada da ilha, veio a surpresa: o pombo-faisão-de-nuca-preta teve sua imagem capturada por uma câmera montada. Segundo os cientistas participantes, foi como encontrar um unicórnio, um momento que todo conservacionista e observador de pássaros sonha por toda a vida.

O O. n. insularis é um animal grande, que caminha pelo chão e carrega uma cauda larga — a ciência pouco conhece da espécie, no entanto, e se acredita que sua população seja pequena e ameaçada, diminuindo mais a cada ano. Para encontrá-la, os pesquisadores precisaram da ajuda dos moradores locais, especialmente caçadores que relataram ter ouvido ou visto espécimes. Eles ganharam confiança ao ouvir o nome local do pássaro, "Auwo", e sentiram estar chegando perto de ver um deles.

Continua após a publicidade

Foram posicionadas, então, 12 armadilhas fotográficas nas encostas do monte Kilkerran, o maior da ilha, além de 8 câmeras em locais onde os caçadores reportaram terem visto o animal no passado. Augustin Gregory, um desses caçadores, foi essencial para o achado, relatando ter ouvido e visto um espécime em um local íngreme entre vales.

Encontrando uma encosta com essa descrição a 975 metros de altura, próxima ao rio Kwama, acima da vila de Duda Unana, uma câmera foi deixada no local: e foi ela que capturou as imagens da criatura. Chocados pela descoberta, os cientistas e a comunidade local estão focados, agora, em proteger o pombo-faisão-de-nuca-preta, cujo número populacional é desconhecido. A ave representa, ainda, uma esperança para que outras espécies supostamente desparecidas ainda sejam vistas na natureza.

Fonte: CNN