Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O céu não é o limite | Marte e Júpiter perto da Terra, falha no James Webb e+

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Setembro de 2022 às 20h00

Link copiado!

ESA/MPS for OSIRIS Team/NASA/Damian Peach
ESA/MPS for OSIRIS Team/NASA/Damian Peach

Marte e Júpiter farão aproximação rara da Terra e esta será uma chance imperdível de ver os astros brilhando mais do que nunca no céu noturno. Enquanto os astrônomos amadores se preparam para esse evento, um componente do James Webb falhou e causou certa preocupação na sua equipe.

Confira o resumo dessas e de outras notícias espaciais que foram destaque na última semana!

Aproximação de Marte será a maior da década

Continua após a publicidade

Marte estará em oposição (no lado oposto do Sol) no dia 8 de dezembro, mas não será uma oposição comum: o Planeta Vermelho estará ainda mais perto da Terra do que de costume, proporcionando uma visão espetacular, mesmo a olhos nus. Outra oportunidade como essa só ocorrerá em 2031.

Claro, você não verá detalhes da superfície marciana sem um telescópio, mas, ainda assim, o brilho avermelhado será mais "chamativo" do que estamos acostumados a ver. Será fácil reconhecê-lo no céu, principalmente entre os dias 30 de novembro e 1 de dezembro, quando a aproximação estiver no ponto máximo.

Júpiter fará sua maior aproximação dos últimos 59 anos!

Continua após a publicidade

Outra oposição rara será a de Júpiter, que ocorrerá já no dia 26 de setembro. O gigante gasoso também estará em uma aproximação ainda mais acima do comum, superando todas as anteriores dos últimos 59 anos. Mesmo com um bom par de binóculos você verá as quatro luas galileanas durante a noite.

Júpiter nascerá ao Leste assim que o Sol se por, e desaparecerá ao Oeste quando o Sol estiver nascendo. Ou seja, teremos a noite inteira para apreciar. Ah, o ele também estará muito fácil de encontrar: será o objeto mais brilhante do céu nessa data, depois da Lua.

Componente do James Webb falha e é pausado

Continua após a publicidade

Um componente do MIRI, responsável pelas imagens no infravermelho médio do telescópio James Webb, teve uma falha durante procedimentos de preparação. De acordo com a equipe, houve um aumento de fricção em uma das rodas que alternam a câmera para os diferentes comprimentos de onda detectáveis pelo MIRI.

A equipe do telescópio pausou as observações científicas em um dos quatro modos de observação do MIRI, mas o Webb passa bem. Os modos de imageamento, espectroscopia de baixa resolução e coronografia continuam operando e disponíveis para os cientistas. A equipe do telescópio já trabalha para resolver a falha.

Estação de energia para clientes na Lua?

Continua após a publicidade

A Astrobotic pretende construir uma estação de energia na Lua, que será basicamente uma rede de painéis solares, rovers e cabos. A luz do Sol será coletada e transformada em energia ininterrupta a ser oferecida aos sistemas de agências espaciais, empresas e outros clientes na superfície lunar.

O sistema deve gerar 10 kilowatts de energia em seus estágios iniciais, mas a empresa planeja aumentar com o tempo. Com a ajuda dos rovers, os painéis poderão ser levados para diferentes lugares, conforma e necessidade dos clientes. Ainda não há informações sobre o preço que será cobrado.

Júpiter e suas luas são fotografados pela DART

Continua após a publicidade

A sonda da missão DART, que viaja rumo aos asteroides Didymos e Dimorphos para colidir propositalmente, passou por Júpiter e aproveitou para tirar uma foto. A imagem mostra as quatro luas galileanas não como pontinhos brilhantes, mas esferas bem discerníveis.

Quando a espaçonave DART faz imagens como esta, os cientistas podem refinar o instrumento de direcionamento autônomo da nave.

James Webb fotografa Marte e Netuno

Continua após a publicidade

O telescópio James Webb consegue fotografar não somente as galáxias mais distantes já vistas, mas também os planetas mais próximos da Terra. Dessa vez, um dos alvos do Webb foi Marte, observado na luz infravermelha, o que é bastante útil para estudar características ocultas nas imagens de luz visível.

Além disso, o espectrômetro do Webb revelou informações sobre nuvens geladas de poeira, os tipos de rochas na superfície e a composição da atmosfera. Dióxido de carbono e água estão entre os principais compostos detectados.

O outro alvo foi Netuno e seus anéis, uma imagem rara e espetacular do gigante de gel. Os anéis de Netuno aparecem nitidamente pela primeira vez desde a visita da sonda Voyager 2, na década de 1980.

Oceano da lua Encélado pode ser rico em fósforo

Continua após a publicidade

Pesquisadores descobriram novas evidências de moléculas essenciais para a vida no oceano de Encélado, uma das luas de Saturno. O composto é o fósforo — o 6º mais presente no corpo humano — e a equipe do estudo concluiu que ele é abundante por lá.

Encélado é um dos candidatos mais fortes a mundo potencialmente habitável do Sistema Solar, possivelmente com formas de vida existentes no fundo de seu oceano.

Tremores após choque de meteoritos em Marte

Continua após a publicidade

Explosões de Meteoritos na atmosfera de Marte foram detectadas pela sonda InSight, da NASA, momentos antes do impacto das rochas espaciais na superfície. Foram ao total quatro colisões entre 2020 e setembro de 2021, em um raio de 300 km do módulo da sonda.

Com o cruzamento de dados da InSight e da sonda orbital Mars Reconnaissance Orbiter, os cientistas puderam identificar as oscilações na atmosfera, tremores na superfície e as imagens das marcas dos impactos.

Leia também:

Continua após a publicidade