Publicidade

Telescópio James Webb tira bela foto de Netuno e seus anéis

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Setembro de 2022 às 11h01

Link copiado!

NASA, ESA, CSA, STScI
NASA, ESA, CSA, STScI
Tudo sobre NASA

Nesta quarta-feira (21), a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) revelaram a primeira foto de Netuno e seus anéis e luas capturada pelo telescópio James Webb. A imagem mostra o planeta com a maior nitidez já vista em mais de 30 anos, coberto por faixas claras de poeira — alguns dos anéis que aparecem na foto foram observados pela última vez no fim da década de 1980, com a visita da sonda Voyager 2.

Graças à altíssima estabilidade do Webb e à qualidade de seus instrumentos, o telescópio pôde detectar os anéis pertinho do planeta. “Faz três décadas desde quando vimos pela últimas vez estes anéis fracos de poeira, e esta é a primeira vez que os observamos na luz infravermelha”, disse Heidi Hammel, especialista no sistema de Netuno e cientista interdisciplinar do Webb.

Confira:

Continua após a publicidade

Netuno é um planeta gigante gelado, rico em elementos mais pesados que o hidrogênio e o hélio. A aparência azulada em imagens capturadas na luz visível, como aquelas do telescópio Hubble, vem das pequenas quantidades de metano gasoso existentes por lá. Já na foto do Webb, o planeta não aparece com cor azul devido ao instrumento Near-Infrared Camera (NIRCam), que captura imagens em comprimentos de onda de 0,6 a 5 mícrons, no infravermelho próximo.

O metano gasoso absorve a luz vermelha e infravermelha, de modo que o planeta aparece escuro nestes comprimentos de onda da luz infravermelha próxima. Isso muda onde há nuvens de metano gelado a altas altitudes, capazes de refletir a luz solar antes de ser absorvida pelo composto no estado gasoso. Na foto, estas nuvens aparecem como faixas e manchas brilhantes.

Perceba também uma linha clara e discreta envolvendo o equador do planeta, que pode indicar uma assinatura visual da circulação global atmosférica, que alimenta os ventos e tempestades em Netuno. Outras características interessantes do planeta estão nas regiões polares: a foto destaca um brilho curioso no polo norte, e no sul, há uma faixa contínua de nuvens cercando um vórtice já conhecido ali.

Continua após a publicidade

As luas de Netuno não ficaram de fora, e sete das 14 que já conhecemos apareceram na imagem — uma delas é tão brilhante que até apareceu com as seis pontas, vindas da difração da luz no sistema de espelhos do novo telescópio. Ali, está a lua Tritão, a maior do planeta. Ela é capaz de refletir 70% da luz solar que incide sobre ela devido à cobertura de nitrogênio congelado.

Fonte: NASA, ESA