Publicidade

Marte se aproxima da Terra a uma distância que só será superada em 2031

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Setembro de 2022 às 15h57

Link copiado!

ESA & MPS for OSIRIS Team
ESA & MPS for OSIRIS Team

Na virada de novembro para dezembro, Marte fará a maior aproximação dos próximos dez anos. Mesmo que você não tenha um telescópio em casa, verá o planeta como um ponto bastante luminoso na constelação Taurus, o Touro. Com um telescópio doméstico, será possível ver algumas características da superfície marciana.

Com metade do tamanho da Terra, o Planeta Vermelho não é fácil de se observar, mesmo em suas aproximações. Não é o caso de Júpiter, por exemplo, que podemos observar detalhes de suas manchas e faixas, apesar de sua distância muito maior; isso porque o gigante gasoso tem cerca de 11 vezes o tamanho da Terra.

Por isso, astrônomos aguardam ansiosos pelas oposições — momento em que o objeto de interesse está diametralmente oposto ao Sol. Em outras palavras, nesse caso, a Terra se posiciona exatamente entre Marte e o Sol. Como os planetas têm velocidades diferentes, a oposição é o ponto de maior aproximação.

Continua após a publicidade

No entanto, as oposições de Marte não têm as mesmas distâncias, porque tanto a Terra quanto o Planeta Vermelho têm órbitas elípticas, fazendo com que as aproximações variem bastante. Em 2018, por exemplo, Marte chegou a apenas 57,58 milhões de km de distância da Terra, enquanto em 2020 foram 62,06 milhões de km.

Como observar a aproximação de Marte em 2022

Neste ano, a oposição não terá uma aproximação recorde, mas ficará perto disso. Nas noites de 30 de novembro e 1 de dezembro, Marte ficará a cerca de 81,43 milhões de km da Terra, medido de centro a centro. Marte chegará à oposição ao sol oito dias depois, em 8 de dezembro, com distância ligeiramente maior, mas ainda com visibilidade excepcional.

Continua após a publicidade

Provavelmente, um telescópio de qualidade com abertura de 127mm será o suficiente para observar Marte com algumas características de sua superfície. Além disso, o planeta estará perto das estrelas Aldebaran e Betelgeuse, com as Plêiades mais à esquerda, proporcionando uma visão incrível a olho nu.

Por falar de olho nu, mesmo os observadores inexperientes sem nenhum instrumento poderão notar o brilho excepcional avermelhado no céu entre os dias 21 de novembro a 10 de dezembro. No dia 8 de dezembro, inclusive, a Lua cheia passará muito perto de Marte, chamando a atenção de quem olhar para cima.

Se você quiser aproveitar a ocasião, marque a data no seu calendário, pois não haverá outra aproximação como essa até 2031.