Componente do James Webb sofre falha e é pausado temporariamente

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Setembro de 2022 às 17h30

NASA
Tudo sobre NASA

Um componente do instrumento Mid-Infrared Instrument's (MIRI), do telescópio James Webb, sofreu uma falha durante um procedimento de preparação para observações científicas. De acordo com um comunicado publicado pela NASA, a equipe do telescópio decidiu pausar as observações em um dos quatro modos de observação do MIRI.

O MIRI é um instrumento capaz de observar comprimentos de onda de 5 a 27 mícrons, da luz infravermelha média. Ele é uma combinação de espectrógrafo e de câmera, ou seja, consegue tirar fotos de objetos distantes, como galáxias antigas e estrelas em formação em meio a nuvens de poeira, e pode também observar o espectro da luz (uma espécie de impressão digital, vinda da absorção dos elementos químicos em um objeto estudado).

Entretanto, a equipe notou um aumento de fricção em uma das rodas necessárias para alterar os diferentes comprimentos de onda que podem ser observados pelo MIRI — no caso, o componente afetava o uso do modo de espectroscopia de média resolução, no qual a câmera observa somente o espectro da luz.

Após convocar um comitê para analisar o ocorrido, eles decidiram pausar as observações no modo afetado. “A equipe do Webb pausou as observações agendadas com este modo particular, enquanto continuam analisando o comportamento dele e seguem desenvolvendo estratégias para retomar as observações o mais rápido possível”, escreveram os membros da NASA, no comunicado.

Eles acrescentaram que o telescópio está em bom estado, e que os modos de imageamento, espectroscopia de baixa resolução e coronografia seguem operando normalmente e disponíveis para observações científicas. O telescópio está equipado com quatro instrumentos que, juntos, oferecem 17 modos de observação para estudos variados.