Publicidade

Novo tiranossauro chinês dominava a cadeia alimentar da Ásia

Por  | 

Compartilhe:
Zheng et al./Scientific Reports
Zheng et al./Scientific Reports

Cientistas descobriram uma nova espécie de tiranossauro na China, notando que o grande predador ocupava diversos nichos na cadeia alimentar do final do Cretáceo — ele “roubava” o espaço de animais menores, isto é, seus filhotes, quando estavam na juventude.

A criatura fazia parte do subgrupo Tyrannosaurinae, uma das duas famílias de tiranossauro extintas com a queda do asteroide. O grupo tiranossauroide é o mais estudado de todos os dinossauros, tendo cerca de 30 espécies.

Os tiranossauros surgiram em meados do Período Jurássico, há aproximadamente 165 milhões de anos, mas só chegaram no ápice de seu espaço como predadores nos últimos 20 milhões de anos do Cretáceo (entre 145 e 65 milhões de anos) na Ásia e oeste da América do Norte.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Tiranossauro chinês e sua predação

Assim como seus colegas de família, o recém-descrito Asiatyrannus xui tinha como característica um grande corpo e focinho profundo, especialmente no final de seu período geológico. O tamanho da espécie ficava entre médio e pequeno em comparação com os primos, com um crânio de 47,5 centímetros e corpo entre 3,5 e 4 metros de comprimento.

Sua descrição foi feita a partir de um crânio quase completo e partes do desarticuladas do pescoço, achados em uma obra de construção na Formação Nanxiong, na cidade de Ganzhou, em 2017. Com cerca de metade do tamanho da espécie de tiranossauro Qianzhousaurus, os cientistas acreditam que os animais ocupavam nichos ecológicos diferentes.

No leste e centro da Ásia e Laramidia, no final do Cretáceo, os tiranossaurídeos monopolizavam o espaço dos carnívoros, com os predadores adultos de tamanho médio sendo raros ou mesmo ausentes, de acordo com o estudo sobre a espécie, publicado na revista científica Scientific Reports.

Os A. xui juvenis e subadultos provavelmente ocupavam esses nichos, mostrando como os tiranossauros realmente dominavam o mundo dos dinossauros no ápice da era dos grandes répteis.

Fonte: Scientific Reports