Publicidade

Maior organismo vivo do mundo pode também ser o mais antigo

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
J. Zapell/Domínio Público
J. Zapell/Domínio Público

Ocupando uma área de mais de 40 hectares no estado norte-americano de Utah, o Pando é o maior organismo vivo do mundo. Agora, este "bosque" de álamos-trêmulo (Populus tremuloides) acaba de receber outro título: o organismo vivo mais antigo do planeta. Segundo pesquisa da Universidade de Chicago (EUA), a estimativa é que tenha entre 16 a 81 mil anos de idade.

A idade do mais antigo e maior organismo vivo do planeta foi calculada após a coleta de DNA de diferentes amostras desse sistema composto por 47 mil "caules de árvores". Com base nas variações genéticas e mutações encontradas ao longo desse organismo, foi possível estimar o tempo de vida, como aponta preprint (estudo sem revisão por pares) publicado na plataforma bioRxiv.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Até então, um dos organismos vivos mais longevos do planeta era uma árvore da espécie Fitzroya cupressoides, conhecida como alecer ou cipreste-da-patagônia, localizada no Chile. A estimativa é que tenha 5,4 mil anos de idade

Atenção! Outras árvores tão antigas podem dividir este pódio, já que não há nenhuma autoridade na área da botânica que valide e conceda o primeiro lugar "definitivo", em paralelo ao que ocorre com o Guinness World Records em muitas áreas.  

Pando, o maior organismo do planeta

Antes de seguir, para entender a idade provável do organismo que a mais tempo vive no planeta, vale compreender o que é exatamente o Pando. Ele não é uma única árvore que nasceu antes do Império Romano. Na verdade, é um sistema composto por cerca de 47 mil árvores "clones", com uma rede de raízes interconectadas

A sua única forma de reprodução é a partir de clones assexuados, sem mistura de DNA com outros parceiros, que obrigatoriamente permanecem conectados aos seus irmãos-pais biológicos. Então, tecnicamente é como se fosse uma única e majestosa árvore. 

No reino Fungi, algumas espécies de fungos sobrevivem por séculos através dessa mesma estratégia de reprodução assexuada, criando uma "massa" fúngica contínua.

Quantos anos têm o organismo vivo mais antigo do planeta Terra?

Continua após a publicidade

Embora o Pando se reproduza a partir de "clones", existem algumas variações no DNA entre os seus descendentes, que são naturais no processo de replicação. Assim, foi possível estimar uma faixa de idade para o organismo que há mais tempo vive no planeta. Isso também fornece pistas sobre como evoluiu ao longo do tempo.

"Nossa estimativa mais conservadora, com base na porcentagem de mutações que recuperamos, sugere que tem pelo menos 16.000 anos", afirmam os autores, no artigo. "Um segundo cenário, usando todas as mutações detectadas sem filtragem adicional, coloca a idade do clone em aproximadamente 34.000 anos", acrescentam.

Por fim, "nossa estimativa menos conservadora, que inclui potenciais mutações somáticas não detectadas, sugere que o clone Pando pode ter até 81.000 anos", pontuam os pesquisadores norte-americanos. 

"Independentemente do cenário, essas estimativas destacam a notável longevidade do clone Pando, que provavelmente persistiu por mais de 10.000 anos, tornando-o um dos organismos vivos mais antigos da Terra", completam.

Continua após a publicidade

Embora tenha sobrevivido há muito tempo, o Pando está hoje ameaçado. Sim, ele corre sérios riscos por causa dos herbívoros, como cervos, que vivem ao seu redor e o consomem como forma de alimento. Inclusive, algumas medidas de proteção já foram tomadas para preservá-lo.

Saiba mais: