IA adivinha qual música você ouviu ao ler sua atividade cerebral

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Agosto de 2023 às 18h32

Jair Medina Nossa/Unsplash

A ideia de uma inteligência artificial conseguir adivinhar qual música você ouviu pode soar bem futurista e ficcional, mas já está acontecendo! Em artigo publicado na plataforma ArXiv, pesquisadores descreveram a criação de um pipeline baseado em IA, chamado Brain2Music, que faz exatamente isso a partir da leitura da atividade cerebral.

Ao examinar a atividade cerebral de uma pessoa, a inteligência artificial (IA) pode produzir uma música que corresponda ao gênero, ritmo, humor e características instrumentais da música que a pessoa ouviu recentemente.

Na prática, a tecnologia aproveita dados de imagens cerebrais para gerar uma canção que se assemelha a trechos curtos de músicas que uma pessoa estava ouvindo quando seu cérebro foi escaneado.

Para o estudo, os cientistas usaram varreduras cerebrais que haviam sido coletadas anteriormente por ressonância magnética. Ao todo, cinco pessoas participaram do estudo enquanto ouviam músicas de 15 segundos abrangendo uma variedade de gêneros, incluindo blues, clássico, country, disco, hip-hop, jazz e pop.

Durante a elaboração da tecnologia, os pesquisadores primeiro treinaram o programa de IA para encontrar ligação entre os instrumentos usados ​​e o gênero da música e os sinais cerebrais dos participantes. A ferramenta então foi personalizada para cada pessoa, estabelecendo vínculos entre seus padrões únicos de atividade cerebral e vários elementos musicais.

IA adivinha a música que você ouviu

Depois de ser treinado em uma seleção de dados, o programa passou a converter os dados de imagem cerebral em uma forma que represente elementos musicais dos clipes de música originais. Os pesquisadores alimentaram essas informações com o MusicLM, um programa do Google originalmente desenvolvido para gerar música a partir de descrições de texto.

O MusicLM usou as informações para gerar trechos que se, segundo os cientistas, assemelham com precisão aos da música original.

Os pesquisadores afirmam que o objetivo do estudo foi esclarecer como o cérebro processa a música. A equipe descobriu que ouvir música ativa regiões cerebrais no córtex auditivo primário, onde os sinais dos ouvidos são interpretados como sons. Outra região do cérebro, chamada de córtex pré-frontal lateral, mostrou ser relevante no processo do significado das músicas.

Cérebro e música

Em um estudo de 2022 publicado na Journal of Alzheimer's Disease, pesquisadores descobriram que a música é um exercício para o cérebro e pode unir pessoas.

Na ocasião, o grupo analisou os efeitos de ouvir músicas com significado pessoal na doença de Alzheimer e em casos de déficit cognitivo leve, condições menos sérias causadas pela idade. Essa atividade estimula caminhos neurais no cérebro que ajudaram os pacientes a manter níveis mais altos de funcionamento.

Em paralelo, outro artigo afirmou que neurônios específicos "acendem" no cérebro quando se ouve alguém cantar. Os pesquisadores envolvidos registraram a atividade cerebral que ocorre em resposta a estimulantes externos e perceberam que há uma população de neurônios que responde ao canto e, muito próxima, há outra que responde ao instrumental.

Fonte: arXiv, Live Science