Publicidade

Estrada de 7.000 anos é encontrada no fundo do Mar Mediterrâneo

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
University of Zadar
University of Zadar

O mar do sul da Croácia deu uma descoberta muito interessante aos arqueólogos de plantão — uma estrada submersa de 7.000 anos, escondida sob camadas de lama marinha. A pavimentação faz parte do sítio neolítico de Soline, ligado à cultura Hvar, na atualmente isolada ilha de Korčula.

Soline já foi uma ilha artificial, descoberta em 2021 pelo arqueólogo Mate Partica, da Universidade de Zadar, ao observar imagens de satélites tiradas da água ao redor de Korčula. O cientista notou um padrão que parecia ter sido produzido por humanos no solo oceânico, e resolveu investigar mais a fundo, mergulhando com sua equipe.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Paredes, estradas e muita sorte

A pesquisa levou os especialistas a uma profundidade de 4 a 5 metros no Mar Adriático, parte do Mediterrâneo para além da Itália e que banha os países balcânicos próximos. Lá, foram encontradas paredes de pedra que podem ter sido parte de um assentamento antigo. O terreno ilhado sobre a qual as construções foram erigidas era ligado à ilha principal por uma tira estreita de terra, hoje submersa.

E para a sorte dos pesquisadores, a área é protegida de ondas grandes por conta de sua localização, ao contrário da maioria dos terrenos subaquáticos do Mediterrâneo, o que ajudou muito a preservar o sítio arqueológico da destruição por fenômenos naturais. A existência das ilhas também ajudou a manter as ruínas a salvo das intempéries.

Com aproximadamente 4 metros de largura, a estrada foi construída com blocos de pedra cuidadosamente empilhados. Uma camada espessa de lama cobre a estrutura atualmente, e os pesquisadores tiveram de removê-la para estudar melhor o caminho artificial. Acredita-se que os responsáveis pelo feito foram os Hvar, cultura do neolítico que habitou o leste do Adriático há milhares de anos.

Análises de radiocarbono feitas na madeira preservada do local estimaram que todo o assentamento date de 4.900 a.C., ou seja, a estrada teria permitido a passagem de pessoas há 7.000 anos.

As surpresas de Korčula

A ilha ainda deu mais achados aos cientistas, que já encontraram outro assentamento antigo no lado oposto de Korčula, cuja semelhança com Soline é descrita como “impressionante”, e onde foram encontrados diversos artefatos da Idade da Pedra. Eles incluem lâminas, machados de pedra e fragmentos ligados a sacrifícios pré-históricos, de autoria provavelmente Hvar.

Continua após a publicidade

Assentamentos do período Neolítico, de cerca de 12.000 anos atrás, são raros, então a nova descoberta é um deleite para os arqueólogos, que conseguem desvendar mais alguns detalhes de como nossos ancestrais se adaptaram a um ambiente em constante mudança e construíram seus caminhos — inclusive os de pedra — em um mundo plural e, muitas vezes, hostil.

Fonte: Universidade de Zadar

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*