Cientistas descobrem como cabelos ficam brancos e prometem "cura"

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Abril de 2023 às 13h43

Philippe Alès/CC-BY-4.0

Cientistas da New York University (NYU) relatam ter descoberto o mecanismo por trás dos cabelos grisalhos, uma relação direta com células-tronco e melanócitos (células responsáveis pela pigmentação) dos folículos capilares. Com o achado, poderão ser desenvolvidos tratamentos celulares para reverter ou, ao menos, frear o processo de embranquecimento dos fios. Uma pesquisa detalhando a descoberta foi publicada na revista Nature.

Algumas células-tronco — capazes de se tornar outros tipos de célula por todo o corpo — têm a habilidade única de viajar entre diferentes compartimentos de crescimento dentro dos folículos capilares, executando suas funções de maturação e coloração dos fios. Com o tempo, descobriram os cientistas, elas perdem a habilidade de se mover, se “perdendo” e deixando os cabelos grisalhos.

Haverá cura para os cabelos brancos?

Os cientistas da Escola de Medicina Grossman da NYU, responsáveis pelo estudo, afirmam que uma confirmação de sua descoberta por análises posteriores poderá, sim, nos trazer uma reversão ou prevenção para o surgimento dos fios brancos. A pesquisa analisou as células da pele de camundongos — mais especificamente, células-tronco melanóticas, ou McSCs —, então ainda é necessário avaliar se o processo ocorre da exata mesma forma em humanos.

O posicionamento dos McSCs nos folículos parece ser o mecanismo principal de maturação dos fios. Ao ajudar melanócitos presos a se mover novamente, as proteínas pigmentares responsáveis pela cor poderão chegar novamente onde devem, e é aí que está a promessa da descoberta. A cor dos cabelos é controlada pela multiplicação dessas células-tronco nos folículos, o que ocorre continuamente.

Durante o crescimento normal dos cabelos, as células continuam se movendo entre compartimentos de fios em desenvolvimento, onde são expostas a sinais que influenciam na sua maturidade. As McSCs mudam do seu estado mais primitivo de célula-tronco para o próximo estágio de maturação a depender do local onde estão, e a falha nesse processo é que causa o embranquecimento.

À medida que envelhecemos, o cabelo cai e é substituído, crescendo novamente. Ficando presas em compartimentos foliculares, as McSCs se acumulam e ali permanecem, sem mudar de estado de maturação. Resta saber como poderemos manipular tais células para que se movimentem novamente pelos folículos — dispensando, finalmente, as tintas para cabelo.

Fonte: Nature