Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

DNA do cabelo de Beethoven revela fato misterioso de sua história

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Março de 2023 às 11h10

Link copiado!

Joseph Karl Stieler/Wikimedia Commons
Joseph Karl Stieler/Wikimedia Commons

Cientistas analisaram o DNA de mechas de cabelo do compositor Ludwig van Beethoven, que estavam preservadas desde o começo do século 19. A ideia era identificar alguma possível doença hereditária relacionada com a sua cegueira e aos seus problemas gastrointestinais. No entanto, a análise genética serviu para revelar um fato curioso de sua história: houve uma traição na família e o músico descende deste caso extraconjugal.

Na busca por fios verdadeiros de cabelo do Beethoven, a equipe internacional de pesquisadores realizou testes de autenticação em oito amostras, provenientes de coleções públicas e privadas da Europa e dos Estados Unidos. No entanto, apenas cinco mechas foram consideradas autênticas por compartilharem o mesmo DNA.

O estudo completo sobre as análises envolvendo Beethoven foi publicado na revista científica Current Biology. Entre os pesquisadores responsáveis, estão membros do Instituto Max Planck para Antropologia Evolutiva em Leipzig, na Alemanha, e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Continua após a publicidade

Conheça este fato misterioso da vida de Beethoven

Por muitos anos, estudiosos questionaram quem era o pai de Beethoven, já que este nome estava ausente em seu registro de batismo. Apesar das suspeitas, o atual estudo não consegue confirmar onde houve a traição na linhagem do compositor.

Basicamente, os cientistas sugerem que este evento teria ocorrido na linha paterna direta entre a concepção de Hendrik van Beethoven (antepassado) na Bélgica em 1572, e o nascimento de Ludwig van Beethoven após sete gerações, em 1770, na Alemanha.

Continua após a publicidade

A questão é revelada pelo cromossomo Y de Beethoven, já que este não corresponde ao de nenhum dos cinco descendentes vivos que compartilham a mesma base genealógica da linha paterna do compositor, o Hendrik. Oficialmente, o evento é descrito como paternidade extrapar.

DNA revelou quais problemas de saúde Beethoven tinha?

Apesar da busca pelas doenças de Beethoven ter motivado a origem do estudo, pouco se descobriu. Resumindo, os cientistas não conseguiram determinar a causa definitiva para a surdez, que foi progressiva e o afetou severamente. Sabe-se também que ele não tinha doença celíaca e nem intolerância à lactose.

Curiosamente, os autores descobriram uma série de fatores de risco genéticos para doenças hepáticas (fígado) e uma infecção pelo vírus da hepatite B, que teria ocorrido nos últimos anos de sua vida. “Juntamente com a predisposição genética e seu consumo de álcool amplamente conhecido, isso apresenta explicações plausíveis para a grave doença hepática de Beethoven, que culminou em sua morte”, afirmam os autores no artigo. Só que a causa de sua surdez ainda segue um mistério com base na sua genética.

Continua após a publicidade

Fonte: Current Biology e Universidade de Cambridge