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Catapulta de aviões da 2ª Guerra Mundial é encontrada na Inglaterra

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Outubro de 2023 às 09h57

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Museum of London Archaeology
Museum of London Archaeology

Uma catapulta de aviões da Segunda Guerra Mundial foi escavada no Campus Harwell de Ciência e Inovação, em Oxfordshire, no sudeste da Inglaterra. A instituição responsável pelo trabalho foi o Museu de Arqueologia de Londres (MOLA), que desmontou a estrutura após finalizar as escavações e incorporou o antigo artefato a um de seus arquivos.

Nos dias atuais, sistemas de catapultagem de aviões militares, como caças, são bem comuns, especialmente em navios porta-aviões. Há 90 anos, durante a Segunda Guerra Mundial, no entanto, a tecnologia ainda estava engatinhando, passando por uma série de testes antes de sua implementação se tornar possível.

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O achado mostra as inovações velozes realizadas na época como parte do esforço de guerra, uma busca dos Aliados para conseguir alguma vantagem sobre os oponentes em um espaço de tempo bem curto. Ao mesmo tempo, é um exemplo de como tecnologias podiam ser descartadas rapidamente em favor de métodos mais funcionais.

Catapultas terrestres de aviões

Foi a construção de novas estruturas que revelou o local da catapulta, chamada RAE (Royal Aircraft Establishment) Mark III, protótipo construído entre 1938 e 1940, após um desenvolvimento de projeto de três anos. O antigo protótipo de lançador consiste em um poço circular com 30 metros de largura, com uma plataforma giratória no topo. Duas pistas de concreto saíam do poço, cada uma com menos de 82 metros de comprimento. Pistas de decolagem modernas comuns têm mais de 1.800 metros, para comparação.

Abaixo da plataforma, ficavam 12 motores aéreos Rolls-Royce Kestrel, responsáveis por comprimir o ar a 2.000 psi (libra-força por polegada quadrada) e jogá-lo em um braço pneumático, que puxava o avião e o lançava no ar em uma catapultagem hidráulica. O problema é que, na verdade, a catapulta nunca lançou nenhum avião ao ar.

Os bombardeiros não cabiam na Mark III e os motores acabavam gastos com frequência durante os testes, o que levou ao abandono do projeto e enterro de toda a estrutura após a retirada de seus mecanismos.

O local acabou servindo como pista de decolagem comum em 1941, ainda durante a 2ª Guerra, e teria continuado escondido sob ela não fosse a construção atual. Os arqueólogos responsáveis também encontraram outra pista próxima, com grandes luzes piscantes para pouso e decolagem, com 1 m² cada.

A escavação e retirada da estrutura foi feita para que as obras seguissem — a catapulta era conhecida apenas através de registros históricos, conhecimento que será expandido com novos estudos. É possível ver uma réplica em 3D da estrutura no site do MOLA.

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Fonte: Museum of London Archaeology