Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bolo feito há 79 anos "sobrevive" à Segunda Guerra e é encontrado intacto; veja!

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Outubro de 2021 às 08h30

Link copiado!

Freepik
Freepik

Você já parou para pensar em quanto tempo um bolo pode permanecer intacto? Provavelmente não, pois não é um pensamento que ocorre em nosso dia a dia, mas mesmo assim temos uma possível resposta para isso. Na cidade de Lübeck, em uma adega, foi encontrado um bolo que parece ter sido feito para um serviço completo de café da manhã que ficava ao lado, há nada menos que 79 anos. É possível ver que a sobremesa se trata de um bolo de amêndoas e avelã, decorado com glacê.

Mas o bolo não foi simplesmente abandonado ali. Em 28 de março de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, a Força Aérea Real Britânica atacou a cidade, sendo o primeiro grande ataque aéreo que aconteceu em uma cidade alemã. As três principais igrejas de Lübeck foram atingidas por cerca de 400 toneladas de bombas, resultando em 25 mil pessoas desabrigadas e uma tempestade de fogo, que acabou destruindo o centro histórico.

Continua após a publicidade

Lisa Renn, gerente de escavação do local, contou que o bolo está "fortemente carbonizado" e escurecido de fuligem na parte exterior. "O calor o encolheu a apenas um terço da sua altura original", explica. A casa onde o bolo estava pertencia a um comerciante local chamado Johann Wärme, e a cozinha ficava no porão. Com isso, após a residência ser destruída pelas bombas, o bolo ficou protegido por camadas de entulho que se formaram em cima dele. De acordo com a equipe responsável pela escavação, o local produzia café da manhã e bolos decorados para celebrações. Antes do ataque, a porcelana da família havia sido posta à mesa, e o entretenimento musical que aconteceria também foi preservado. Foram encontrados vários discos para gramofone, incluindo sinfonias de Beethoven. 

Lübeck foi fundada em 1143 e é conhecida como um tesouro de descobertas arqueológicas, sendo o maior patrimônio mundial da UNESCO na Alemanha graças ao seu centro medieval ser muito bem preservado. Todo o subsolo da cidade é feito de argila, mostrando uma preservação enorme de material orgânico. "Você cava cerca de sete metros e está em 1100. Temos cada um dos detalhes da atividade mercantil e urbana ao longo de oito ou nove séculos", conta Dirk Rieger, um dos responsáveis pela escavação.

Este não é o primeiro bolo antigo quase intacto encontrado no mundo. Em 2017, pesquisadores encontraram um bolo de frutas, ainda envolto no papel que o acompanhava, que foi feito há mais de 100 anos em Cape Adare, na Antártida. 

Fonte: IFL Science