Publicidade

Brasileiro reconstrói rosto de Beethoven em 3D pela primeira vez

Por  | 

Compartilhe:
OrtogOnlineMag/CC-BY-4.0
OrtogOnlineMag/CC-BY-4.0

Cicero Moraes, designer brasileiro que já foi responsável por recriar a face de Tutancâmon, neandertais e diversas outras figuras históricas, reconstruiu o rosto de Ludwig van Beethoven em 3D, esforço inédito na história. O músico alemão, falecido em 1827, teve a fisionomia e também o intelecto avaliados em um artigo de Moraes, publicado na revista científica Ortog Online.

Para a análise do artista, o brasileiro utilizou fotos do crânio tiradas em uma exumação de seus restos em 1863, guardadas pela fundação Beethoven-Haus Bonn. Os três registros não mostram a cabeça completamente, mas, junto a uma tomografia e fotos da época, levou à aproximação craniana em 3D.

Reconstrução do rosto de Beethoven

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Moraes também comparou a aproximação facial de Beethoven a uma máscara de seu rosto feita quando ainda estava vivo, em 1812. Isso ajudou a trabalhar nos detalhes da modelagem 3D, que teve detalhes da roupa e dos cabelos do músico retirados de fotografias do tempo em que estava vivo.

A medição de outros ossos do alemão ajudou o designer a estimar sua altura — entre 1,58 m e 1,66 m, considerado normal para a época — e volume craniano, de cerca de 1307 cm³. A partir de relatos e artigos historiográficos sobre a vida de Beethoven, Moraes também avaliou as habilidades do artista, concluindo que ele foi um gênio em seu campo, deixando um legado cultural de séculos.

Leia também:

VÍDEO: Por que seu fone não é ideal para ouvir música?

Fonte: Ortog Online Magazine