CIAB 2019 | Hackathon premia projeto vencedor nesta terça-feira (11)

Por Thaís Augusto | 10 de Junho de 2019 às 20h50
Divulgação

O congresso anual CIAB realizou neste fim de semana a 3ª edição do seu Hackathon, uma maratona de programação onde hackers se reúnem por horas para explorar dados abertos, desvendar códigos e até discutir novas ideias e desenvolver projetos de software e hardware.

Dos 130 selecionados para participar da competição, foram escolhidos apenas quatro projetos para disputar a etapa final, que acontece nesta terça-feira (11) durante o primeiro dia do CIAB, o maior evento de tecnologia para o setor financeiro da América Latina. A equipe vencedora será premiada na mesma data.

Neste ano, a temática da competição foi "Entender para atender melhor os clientes na era da economia analítica". De acordo com a CIAB e a Febraban, o objetivo foi incentivar o desenvolvimento de projetos que impactam positivamente o mercado bancário no Brasil.

Hackathon da CIAB 2019 recebeu 250 inscritos, mas apenas 130 projetos foram selecionados

Ao todo, foram mais de 250 inscritos para a 3ª edição do Hackathon CIAB Febraban. Conheça as finalistas, que foram escolhidas por funcionários das principais instituições financeiros do país:

Tribo Guarani

A plataforma conecta produtos de instituições financeiras aos clientes por meio do canal que o conhece: os bancos comunitários.

Vingadores

O projeto visa melhorar o onboarding de clientes rurais de pequeno porte por meio de um site que irá conectar agricultores, agrônomos e bancos, facilitando o processo de documentação de terras e bens do agricultor, aprimorando as conexões entre as partes e, assim, traçando o perfil de crédito do agricultor por meio de dados geográficos e dados sobre o cultivo.

Hack Team

Solução turnkey em blockchain para o gerenciamento de dados de usuário e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD) e General Data Protection Regulation (GDPR) para instituições financeiras.

Catossi Hub Team

O projeto busca utilizar uma forma única de autenticação (apelidada de Never Maybe) que utiliza inteligência artificial em um vídeo ID utilizado como cadastro e que, a partir de uma frase randômica e gestos, permite garantir a identidade de uma pessoa, assim como separar e analisar sua voz, sua biometria facial e principalmente o gesto de sua escolha. A partir disso, o serviço permite que qualquer banco possa obter e utilizar esses dados para autenticações e aplicações como a demonstrada no nosso case onde qualquer alerta de possível fraude aparece para o usuário validar através de seu gesto único.

O congresso CIAB 2019 ocorre entre os dias 11 e 13 de junho no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.