Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Edição 2019 do CIAB FEBRABAN bate recorde de público com 26 mil visitantes

Por| 17 de Junho de 2019 às 07h49

Link copiado!

Edição 2019 do CIAB FEBRABAN bate recorde de público com 26 mil visitantes
Edição 2019 do CIAB FEBRABAN bate recorde de público com 26 mil visitantes

A 29ª edição do CIAB FEBRABAN, evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos e que exibe as principais novidades do mercado tecnológico para o setor financeiro, teve recorde de público e visitação em 2019. Realizada entre os dias 11 e 13 de junho, a ocasião reuniu 26 mil visitantes, 3.786 congressistas, 182 expositores, 52 patrocinadores, cerca de 300 palestrantes e 94 painéis. Ao todo, o volume de público foi 12,6% maior que a edição do ano anterior.

O congresso de TI ocupou cerca de 36 mil m² do Transamérica Expo Center, na zona sul de São Paulo, capital, trazendo nomes importantes da indústria, como Murilo Portugal, presidente da FEBRABAN; Octavio de Lazari Junior, presidente do Bradesco; Gustavo Roxo, CTO e sócio do BTG Pactual; Marcelo Clara, diretor de Tecnologia e Operações do Banco Votorantim; e Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN.

No que tange às atrações, o CIAB FEBRABAN contou com diversas palestras, painéis e rodadas de discussão, mas as realizações mais destacáveis do evento foram o Hackathon CIAB FEBRABAN, o Fintech Day e apresentações centradas pelo tema Blockchain. No final de semana que antecedeu à realização do congresso, cerca de 130 programadores se reuníram para criar soluções de impacto ao mercado financeiro brasileiro. Após uma disputa junto a outros três projetos, a Linko, da equipe “Vingadores”, foi escolhida como grande vencedora.

Continua após a publicidade

A Linko tem como objetivo melhorar a experiência digital de clientes rurais de pequeno porte por meio de um site que irá conectar agricultores, agrônomos e bancos, facilitando o processo de documentação de terras e bens do agricultor e aprimorando as conexões entre os participantes. Desta maneira, é possível traçar o perfil de crédito do agricultor por meio de dados geográficos e informações sobre o cultivo. Como prêmio, o time ganhou duas reuniões com lideranças bancárias para apresentar o projeto.

A quarta edição do Fintech Day novamente buscou reunir representantes do mundo financeiro e startups de tecnologia e serviços voltadas a esse setor. A ideia foi identificar empresas que trouxessem soluções a fim de colaborar com bancos, seguradoras e outras instituições financeiras.

Nessa edição, as empresas vencedoras foram: o buscador de investimentos Yubb; a Finpass, plataforma de crédito para MPEs; e a Blu 365, que apresenta soluções de cobrança de crédito. Como prêmio, as três participarão do Money 2020, que acontece em Las Vegas, dentro do espaço do CIAB. Essas startups, em conjunto com as empresas de reconhecimento facial FullFace e Facetrom, as 4ª e 5ª colocadas da competição, também terão reuniões estratégicas com bancos brasileiros para apresentarem suas soluções.

Continua após a publicidade

Sobre blockchain, o CIAB FEBRABAN apresentou, em parceria com a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), a Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional, a primeira rede blockchain para o setor. O projeto permite o compartilhamento de informações entre as instituições parceiras protegendo dados de forma acessível, ágil e segura, desde o primeiro acesso. A iniciativa, implementada pela CIP, usa a plataforma Hyperledger Fabric, da IBM, projeto colaborativo baseado em código aberto, e conta com a participação do Banrisul, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, JP Morgan, Original, Santander e Sicoob.

Originalmente apresentada durante a edição de 2018 do congresso, a solução foi refinada e atualizada, sendo reintroduzida ao mercado pelos seus criadores, membros do grupo de trabalho Blockchain FEBRABAN, que nasceu em 2016 com o intuito de estudar essa nova tecnologia.