Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CIAB 2019 | CIP e FEBRABAN lançam primeira rede blockchain financeira nacional

Por| 13 de Junho de 2019 às 17h14

Link copiado!

CIAB 2019 | CIP e FEBRABAN lançam primeira rede blockchain financeira nacional
CIAB 2019 | CIP e FEBRABAN lançam primeira rede blockchain financeira nacional

Nesta quarta-feira (12), a Federação Brasileira de bancos (FEBRABAN) e a Câmara Interbancária de pagamentos (CIP) anunciaram o lançamento da Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional — a primeira desenvolvida especialmente para o setor.

O anúncio foi feito durante a CIAB, o maior evento da América Latina sobre tecnologias para o sistema financeiro. A iniciativa visa permitir o compartilhamento de informações entre instituições financeiras de forma ágil, segura e fácil de ser acessada.

Implementado pela CIP, o blockchain utiliza o Hyperledge Fabric da IBM — um projeto colaborativo baseado em código aberto — e é uma evolução natural do device ID, projeto de blockchain desenvolvido pela FEBRABAN e que foi apresentado durante o evento do ano passado.

Atualmente, fazem parte do projeto o Banrisul, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, JP Morgan, Original, Santander e Sicoob. Todas estas instituições também trabalharam para estabelecer a rede, mas todas as estruturas de governança, segurança e os instrumentos jurídicos são administrados apenas pela CIP e pela FEBRABAN.

Continua após a publicidade

O primeiro protótipo desenvolvido utiliza o blockchain para compartilhar informações de dispositivos móveis, e irá ajudar essas instituições financeiras a enriquecerem seus sistemas antifraude para verificar a confiabilidade de um dispositivo, podendo descobrir se ele é um aparelho perdido, furtado ou roubado — o que por si só já ajudará a diminuir as tentativas de fraude bancária.