Publicidade

CIAB 2019 | Coworking soma 1.194 espaços no Brasil e evento simula experiência

Por| 13 de Junho de 2019 às 19h00

Link copiado!

CIAB 2019 | Coworking soma 1.194 espaços no Brasil e evento simula experiência
CIAB 2019 | Coworking soma 1.194 espaços no Brasil e evento simula experiência

Se você mora em São Paulo, basta uma volta pela cidade para esbarrar com algum coworking. Nos últimos anos, os espaços compartilhados têm se espalhado por shoppings, prédios comerciais e escritórios.

Nesse modelo de trabalho, autônomos, freelances e pequenos empreendedores compartilham o mesmo espaço e ainda conseguem trocar contatos e experiências. Os custos fixos de água, energia, aluguel, limpeza e internet também são compartilhados e – por consequência – o profissional gasta menos.

Atualmente, há ainda uma tendência para a criação de coworkings específicos: existem espaços compartilhados apenas para profissionais de saúde ou advogados. No Brasil, o coworking começou a aparecer em 2011, mas experimentou uma forte expansão em 2017, quando o mercado mais que dobrou de tamanho.

De acordo com o Coworking Brasil, que elabora o Censo Anual de Coworking, o mercado começa a se organizar e amadurecer em 2017 "para continuar evoluindo de forma mais sustentável". Em 2018, a taxa de crescimento caiu um pouco, mas dentro do esperado pelo setor.

Continua após a publicidade

Atualmente, existem 1.194 espaços compartilhados nas capitais, cidades do interior e favelas brasileiras. Segundo os dados do Censo, o estado de São Paulo é o que mais tem coworkings, com 465 espaços. O Rio de Janeiro aparece na segunda posição com "apenas" 123 locais de compartilhamento.

Atualmente, o mercado de coworking movimenta mais de R$ 127 milhões, uma alta de 57% em relação a 2017. Mensalmente, 214 mil pessoas frequentam os espaços compartilhados, a maioria deles são profissionais de pequenas empresas com até três pessoas.

Além de receber os profissionais, o coworking gera sete mil empregos diretos. Ainda assim, entre os que frequentam os espaços, a maior queixa é em relação ao ambiente: 66% acreditam que eles não são formais o suficiente para receber clientes e outros 64% reclamam da pouca privacidade.

Continua após a publicidade

O coworking também é usado como alternativa pelos profissionais que querem driblar o "isolamento" do home office.

Coworking de empresas

Com a expansão do modelo de trabalho, universidades e grandes empresas entraram no mercado para oferecer seus próprios espaços. Os mais famosos são o Cubo, do Itaú, e o Campus São Paulo, da Google. Ambos os locais conectam empreendedores e investidores que querem discutir tecnologia, inovação e modelos de negócio.

O coworking também foi destaque na CIAB Febraban deste ano, evento de tecnologia para o setor financeiro. A Regus, que oferece soluções de espaços de trabalho, e a Spaces, que aluga coworkings, escritórios e salas de reunião, apresentaram um estande onde as pessoas podiam simular a vivência em um espaço compartilhado de trabalho.

Continua após a publicidade

No estande, as empresas disponibilizaram internet, puffs, mesas, cadeiras, água e até chopp para os visitantes. Cada pessoa poderia ocupar o espaço por até meia hora.