Publicidade

Comprar notebook não vai mais ser tão difícil em 2025

Por  |  • 

Compartilhe:
Bruno Bertonzin/Canaltech
Bruno Bertonzin/Canaltech
Tudo sobre Dell

Comprar um celular sempre foi relativamente mais fácil do que um notebook pela simplicidade na hora de escolher o modelo ideal. Por mais que muitas marcas — como Samsung, Xiaomi e Motorola — lancem dezenas de celulares anualmente, é simples entender qual produto é indicado para qual tipo de usuário

Com notebooks e computadores isso não é tão simples e muitas marcas tem várias linhas diferentes, com nomes mais complicados para diferenciar. A Dell, por exemplo, separava seu portfólio em Inspiron, Vostro, OptiPlex, Latitude, Precision, XPS e Série G. Agora, a marca deu um passo a frente e reformulou todos os seus lançamentos sob uma única marca. 

Com isso, os novos notebooks e workstations Dell — anunciados nesta segunda-feira (6) — chegam com nomes mais simplificados: Dell, Dell Pro e Dell Pro Max. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Essa mudança visa, principalmente, facilitar para o consumidor na hora de escolher qual computador comprar. Cada linha é indicada para um público específico, da seguinte forma:

  • Dell: indicada para o público “comum”, para trabalhos, estudos ou diversão. 
  • Dell Pro: indicada para produtividade ao nível profissional 
  • Dell Pro Max: indicada para o máximo em performance

Essa mudança deve, principalmente, separar os modelos entre categorias que os distinguam de acordo com o público final: seja pessoal ou profissional.

“Hoje, em nossa linha de produtos, se alguém quer algo de nível profissional, é preciso que eles saibam para que Latitude, Optiplex e Precision servem. Porém, temos pessoas que compram Inspirons esperando usá-los em um ambiente de trabalho. É difícil explicar que existe o Latitude [para este propósito]. É muito mais fácil chamar tudo pelo menos nome, ‘Pro e não-Pro’”, destaca Kevin Terwiliger, vice-presidente e gerente geral de PCs comerciais, de consumo e para jogos da Dell Technologies. 

O que mudou?

Antes, as linhas corporativas eram dividas em Vostro, OptiPlex, Latitude e Precision. Agora, elas são transformandas nos modelos Pro e Pro Max — categorizados de acordo com a performance e recursos oferecidos. 

Já o público em geral poderia escolher entre Inspiron, XPS e Série G para notebooks destinados para trabalho, estudos ou diversão. Agora, estes laptops são simplificados apenas como Dell. Assim, a nova organização fica da seguinte forma:

Continua após a publicidade
  • Dell: Linhas Inspiron, XPS e Série G
  • Dell Pro: Linhas Vostro, Latitude e OptiPlex
  • Dell Pro Max: Linha Precision

Além disso, cada linha é separada em três categorias: base, Plus e Premium. Essas distinções são para identificar o nível do hardware e a construção dos notebooks entre modelos mais simples e mais avançados. 

Outras empresas também simplificaram seus portfólios 

Continua após a publicidade

A Dell não é a primeira empresa que começou a simplificar seu portfólio para um fácil entendimento de cada linha. A Qualcomm, por exemplo, fez muita mudança ao longo dos últimos anos com seus chipsets para celulares. 

Antes, a fabricante de chips lançava, anualmente, diversos modelos de Snapdragon, separados em séries 600, 700 e 800. Em 2022, a marca simplificou tudo com as linhas Snapdragon 4, 6, 7 e 8.

Em 2024, ela deu mais um passo para separar mais o seu chip de maior desempenho dos demais modelos e anunciou o sufixo “Elite”, usado para identificar que aquele produto oferece o máximo em desempenho, seja para chips de computadores ou de celulares. 

Assim, não é difícil imaginar que mais marcas sigam essa estratégia nos próximos anos, e também simplifique seus portfólios para facilitar o entendimento pelo público em geral.

Continua após a publicidade

Confira outras matérias do Canaltech:

CES 2025: veja os destaques da maior feira de tecnologia do mundo

Continua após a publicidade

ASSISTA: Previsões para 2025: o que esperar de RTX 5090, Samsung Galaxy S25 Ultra e iPhone 17!