Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2023 | Sony e Honda apresentam seu 1º carro elétrico

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Janeiro de 2023 às 14h24

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony
Tudo sobre Sony

Afeela. Este é o novo nome da joint venture criada pela Sony e pela Honda para vender carros elétricos produzidos em conjunto a partir de 2025, com entregas programadas para o início de 2026.

A empresa, que antes se chamava Sony Honda Mobility, teve seu “rebatismo” revelado durante a CES 2023, em Las Vegas (EUA). E o anúncio chegou acompanhado de mais uma novidade: o protótipo do primeiro carro sob a nova marca.

Continua após a publicidade
“A Afeela expressa uma relação interativa em que as pessoas 'SENTEM' (feel, em inglês) a mobilidade como uma entidade inteligente, e a mobilidade 'SENTE' as pessoas e a sociedade usando sensores e tecnologias de TI em rede”, explicou Yasuhide Mizuno, CEO da joint venture.

De acordo com o executivo, o PlayStation Car (como ficou vulgarmente conhecido) chegará ao mercado para “criar um novo estilo de vida e mobilidade, com tecnologia de ponta e muita paixão”. E não serão apenas os ocupantes do carro que desfrutarão de toda a conectividade do primeiro carro elétrico da Afeela.

Interatividade dentro e fora do carro

Continua após a publicidade

A Afeela revelou que o exterior terá uma espécie de Media Bar, por meio da qual quem estiver do lado de fora poderá ter acesso a informações como temperatura ou carga da bateria, já que o logo do carro será como um painel digital.

“Estamos adotando uma abordagem que visa estabelecer novos padrões de valor para a mobilidade. À medida que evoluímos o design automotivo para focar não apenas na dinâmica de direção e desempenho, mas também em software, redes e experiências do usuário, queremos pensar fora da caixa para revisitar a filosofia subjacente do design do veículo”.

Quem estiver dentro do carro terá um sistema de infotenimento de última geração. Segundo Kenichiro Yoshida, CEO da Sony, o carro elétrico da joint venture terá em seu sistema o Unreal Engine, da Epic Games, mecanismo de computação gráfica 3D, para oferecer games, música, filmes e realidade aumentada.

Continua após a publicidade

“Aumentando o valor do espaço de mobilidade, vamos expandi-lo para entretenimento e espaço emocional, integrando perfeitamente os mundos real e virtual”, explicou o executivo, que também confirmou parceria com a Qualcomm e a criação da plataforma "chassi digital Snapdragon".

Como será o 1º carro elétrico Afeela?

A Afeela não deu maiores detalhes de como serão as especificações do carro elétrico em termos de motorização ou alcance das baterias elétricas, mas a dirigibilidade promete ser uma experiência nova e 100% segura.

Continua após a publicidade

A joint venture equipou o protótipo com 45 câmeras e sensores, espalhados dentro e fora do carro. Segundo a marca, o objetivo é oferecer o pacote ADAS (Advanced driver-assistance system ou sistema avançado de assistência ao motorista) de nível mais alto do mundo, combinando a tecnologia de sensor da Sony, a tecnologia de segurança da Honda e muitas tecnologias inteligentes.

“Nosso objetivo é desenvolver a direção autônoma de nível 3 (que ainda exige intervenção humana), otimizada para condições específicas, bem como recursos de assistência à direção, como autonomia de nível 2+ para condições urbanas e outras”.

Caso o protótipo apresentado ofereça as mesmas especificações do conceito Vison-S, apresentado anteriormente, o primeiro carro sob a logomarca Afeela deverá medir 4,90 m de comprimento, terá dois motores elétricos e potência de 544 cavalos, que o fará sair de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. Essas configurações, porém, não foram confirmadas, e só serão divulgadas quando o início da produção estiver mais próximo.

Continua após a publicidade