Publicidade

Oficial: Sony e Honda criam empresa para fabricar carros elétricos

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Junho de 2022 às 09h30

Link copiado!

Divulgação/ Sony
Divulgação/ Sony
Tudo sobre Sony

A Sony e a Honda finalmente anunciaram a criação da Sony Honda Mobility, uma joint venture que terá como grande objetivo a criação de carros elétricos e serviços de mobilidade urbana. Em comunicado oficial, as duas gigantes japonesas revelaram o corpo diretivo dessa empresa, que terá autonomia e independência de suas mães.

A Sony Honda Mobility ressaltou como será a divisão de tarefas das suas formadoras: a Honda entra com a fabricação de carrocerias, motores, segurança e pós-venda automotivo, enquanto a Sony fornecerá todo o aparato de software, imagens, sensores e entretenimento.

Continua após a publicidade
"Estamos muito satisfeitos por assinar este acordo de joint venture, que representa a linha de partida a partir da qual embarcamos no grande desafio de revolucionar a mobilidade e criar um novo valor. Planejamos alavancar totalmente os ativos tecnológicos que as duas empresas possuem em diferentes campos, como a tecnologia de detecção da Sony e os recursos originais de desenvolvimento de mobilidade da Honda, para obter mobilidade e serviços que inspiram e entusiasmam nossos clientes. Ao reunir a experiência de ambas as empresas, pretendemos liderar o caminho em uma nova era", disse Yasuhide Mizuno, escolhido CEO da Sony Honda Mobility.

A divisão de ações será igualitária, com 50% para cada uma das empresas. A ideia de criar uma corporação "separada", mesmo sendo uma joint venture, deve tornar os negócios mais apartados dos principais produtos das criadoras. A Sony, por exemplo, é muito forte no mercado de videogames, com o PlayStation.

Há, inclusive, um conceito de carro que pode ser trabalhado por ambas, os modelos Vision, que foram mostrados em eventos pelo mundo, como a CES 2022. Há um protótipo de sedan e outro de SUV já prontos e que devem ser pontos de partida para o que ambas devem construir.

A Sony e a Honda planejam estabelecer a nova empresa ainda em 2022 e iniciar a venda de veículos elétricos e a prestação de serviços de mobilidade em 2025. O estabelecimento joint venture e o início dos negócios estão sujeitos a aprovações regulatórias relevantes.

Continua após a publicidade