Chromecast tem falha que compromete conectividade de redes

Por Redação | 15 de Janeiro de 2018 às 09h16
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Um bug no sistema de transmissão de imagens e áudio para dispositivos da Google com o recurso Cast levou fabricantes como a Linksys e a TP-Link a liberarem atualizações emergenciais para alguns de seus roteadores. A falha existe em uma grande quantidade de aparelhos, desde celulares Android e o Chromecast até computadores com Chrome OS e o assistente pessoal Google Home, e é capaz de minar completamente a conectividade dos aparelhos.

O problema acontece na comunicação entre dispositivos com o recurso. A tecnologia Cast funciona por meio do envio de pacotes de descoberta, de forma a manter o aparelho ativo durante uma transmissão. Em seu funcionamento normal, tais dados são pequenos, enviados em intervalos de 20 segundos para manter o dispositivo “acordado”. O bug, entretanto, multiplica e muito essa taxa.

Em alguns casos, conforme investigação feita pela TP-Link, mais de 100 mil pacotes do tipo chegaram a ser trocados entre roteador e o dispositivo em um curto período de tempo. Tal comportamento, além de reduzir a qualidade da conexão Wi-Fi, em alguns casos chegou até mesmo a exceder a memória dos roteadores, levando a problemas de funcionamento só resolvidos com uma reinicialização completa do aparelho – que não resolvia o problema, já que o envio de informações em grande quantidade e alta velocidade continuava.

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De acordo com os relatos dos especialistas da marca, quanto mais tempo um dispositivo com a tecnologia Cast passava desativado, maiores eram os pacotes enviados quando ele voltava à ativa. O problema, é claro, não acontece em todos os casos, mas parece ser comum o bastante para levar a uma investigação por parte da TP-Link, que, segundo a própria empresa, foi iniciada após sucessivos relatos de usuários de alguns modelos de seus roteadores.

Agora, a empresa libera, aos poucos, atualizações de firmware para os aparelhos de rede. Além disso, sugere que os usuários desativem a função de transmissão de seus dispositivos, estejam usando aparelhos corrigidos ou não, de forma a acabar completamente com o problema até que a Google, principal responsável por ele, o resolva.

Isso se deve ao fato de, como os updates nos aparelhos foram feitos para proteger os roteadores da falha, é bastante possível que eles deixem de funcionar ou apresentem intermitências quando os usuários estiverem com a função Cast ativada. O ideal, então, é não a utilizar mais enquanto o bug não for resolvido em sua fonte.

Outras empresas também parecem estar sendo afetadas pela falha. A Netgear já anunciou estar trabalhando em uma atualização para alguns de seus equipamentos, com a versão Beta de um firmware para alguns deles já disponível, de forma a atender aos mais afoitos, enquanto a ASUS disse estar investigando a questão.

A Google, por outro lado, ainda não se pronunciou sobre o assunto. A função Cast, como dito, é parte integrante não apenas de seu sistema operacional móvel, mas também é peça central na conectividade entre dispositivos, permitindo, por exemplo, que o usuário escolha um filme em seu celular e o reproduza na televisão, ou transfira o áudio do aparelho diretamente para uma caixa de som sem fio. Sendo assim, o problema deve receber atenção da empresa em algum momento.

Fonte: TP-Link

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