Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chromecast tem falha que compromete conectividade de redes

Por| 15 de Janeiro de 2018 às 09h16

Link copiado!

Chromecast tem falha que compromete conectividade de redes
Chromecast tem falha que compromete conectividade de redes
Tudo sobre Google

Um bug no sistema de transmissão de imagens e áudio para dispositivos da Google com o recurso Cast levou fabricantes como a Linksys e a TP-Link a liberarem atualizações emergenciais para alguns de seus roteadores. A falha existe em uma grande quantidade de aparelhos, desde celulares Android e o Chromecast até computadores com Chrome OS e o assistente pessoal Google Home, e é capaz de minar completamente a conectividade dos aparelhos.

O problema acontece na comunicação entre dispositivos com o recurso. A tecnologia Cast funciona por meio do envio de pacotes de descoberta, de forma a manter o aparelho ativo durante uma transmissão. Em seu funcionamento normal, tais dados são pequenos, enviados em intervalos de 20 segundos para manter o dispositivo “acordado”. O bug, entretanto, multiplica e muito essa taxa.

Em alguns casos, conforme investigação feita pela TP-Link, mais de 100 mil pacotes do tipo chegaram a ser trocados entre roteador e o dispositivo em um curto período de tempo. Tal comportamento, além de reduzir a qualidade da conexão Wi-Fi, em alguns casos chegou até mesmo a exceder a memória dos roteadores, levando a problemas de funcionamento só resolvidos com uma reinicialização completa do aparelho – que não resolvia o problema, já que o envio de informações em grande quantidade e alta velocidade continuava.

De acordo com os relatos dos especialistas da marca, quanto mais tempo um dispositivo com a tecnologia Cast passava desativado, maiores eram os pacotes enviados quando ele voltava à ativa. O problema, é claro, não acontece em todos os casos, mas parece ser comum o bastante para levar a uma investigação por parte da TP-Link, que, segundo a própria empresa, foi iniciada após sucessivos relatos de usuários de alguns modelos de seus roteadores.

Continua após a publicidade

Agora, a empresa libera, aos poucos, atualizações de firmware para os aparelhos de rede. Além disso, sugere que os usuários desativem a função de transmissão de seus dispositivos, estejam usando aparelhos corrigidos ou não, de forma a acabar completamente com o problema até que a Google, principal responsável por ele, o resolva.

Isso se deve ao fato de, como os updates nos aparelhos foram feitos para proteger os roteadores da falha, é bastante possível que eles deixem de funcionar ou apresentem intermitências quando os usuários estiverem com a função Cast ativada. O ideal, então, é não a utilizar mais enquanto o bug não for resolvido em sua fonte.

Outras empresas também parecem estar sendo afetadas pela falha. A Netgear já anunciou estar trabalhando em uma atualização para alguns de seus equipamentos, com a versão Beta de um firmware para alguns deles já disponível, de forma a atender aos mais afoitos, enquanto a ASUS disse estar investigando a questão.

A Google, por outro lado, ainda não se pronunciou sobre o assunto. A função Cast, como dito, é parte integrante não apenas de seu sistema operacional móvel, mas também é peça central na conectividade entre dispositivos, permitindo, por exemplo, que o usuário escolha um filme em seu celular e o reproduza na televisão, ou transfira o áudio do aparelho diretamente para uma caixa de som sem fio. Sendo assim, o problema deve receber atenção da empresa em algum momento.

Continua após a publicidade

Fonte: TP-Link