Volvo XC60 ganha versão com interior feito com lixo e materiais reciclados
Por Felipe Ribeiro |
Em nossas muitas análises de automóveis do Canaltech sempre acaba sobrando um espaço para conversarmos sobre o acabamento dos veículos. Ocasionalmente pegamos no pé de algumas montadoras pelo uso exagerado de plástico duro e outros materiais de qualidade inferior, que acabam chamando a atenção negativamente. Desta vez, o uso do plástico e de outros materiais entra em contexto diferente e a Volvo tratou de utilizá-los muito bem no XC60 híbrido, seu principal produto no mercado brasileiro.
- Musk promete: Tesla terá nível máximo de direção autônoma até o fim do ano
- Governo dos EUA vai substituir frota oficial por carros elétricos
- Já pensou em dirigir um carro híbrido de graça? Chama a Volvo!
A montadora sueca anunciou que o XC60 híbrido vai ganhar uma versão com interior de acabamento sustentável. De acordo com a empresa, o modelo Inscription terá uma variante de estofamento têxtil exclusivo com acabamento personalizado feito de 30% lã e 70% poliéster reciclado, que foram feitos com garrafas de plástico PET e lixo removido de oceanos ou vestimentas descartadas.
Ainda segundo a Volvo, o interior está disponível em duas tonalidades, a Charcoal Midnight Zink Wool Blend, que traz tons em cinza claro, e a Charcoal Slate Wool, em cinza mais escuro. De acordo com Bruno Galli, gerente de Produto e Preço da Volvo Car Brasil, esses materiais trazem conforto térmico e mais respirabilidade, garantindo muito mais comodidade para o dia a dia, eliminando qualquer suspeita de que o carro perderia em conforto e qualidade.
Os demais materiais do acabamento do XC60 seguem o padrão da Volvo. É muito luxo por toda a cabine, com metais e até cristais da marca Orrefors. Isso em falar no soft-touch no painel, portas e console central.
No campo da conectividade e tecnologia, temos o já conhecido e recheado pacote da Volvo.
A central multimídia é de 9 polegadas e sensível ao toque, e traz o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display tem gráfico aprimorado, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância.
A integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. Também é possível observar em gráficos o funcionamento do sistema híbrido quanto à utilização dos motores elétrico e a combustão, seus consumos e também a regeneração de energia. O sistema de áudio é o high performance e conta com 10 alto-falantes e subwoofer de 255 watts.
Potência de sobra
O XC60 Híbrido é colocado um patamar acima do XC40, que já avaliamos aqui no Canaltech. O propulsor híbrido combina o motor elétrico com o a combustão para fornecer uma potência de 407cv e 64kgfm de torque instantâneo, alimentados por uma bateria de íons de lítio com capacidade de 11,6 Kwh.
O XC60 Recharge T8 conta com três modos de condução (Pure, Hybrid e Power) e o modo híbrido conta com duas funções que facilitam o uso no dia a dia. A tecla Hold permite “guardar” a energia da bateria para uso posterior. Por exemplo, no caso de o motorista optar por utilizar somente o motor a combustão na estrada e a carga da bateria na cidade. O ícone de um cadeado aparece no painel. Já a tecla Charge aciona o carregamento da bateria utilizando o motor a combustão, que age como um “gerador de energia”.
Segurança e conforto
O XC60 Recharge T8 é equipado com muitos recursos de tecnologia e segurança, como o Pilot Assist integrado ao Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que monitoram as faixas das vias e comanda a aceleração, a frenagem e também auxilia em curvas abertas em rodovias. Já o Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System - BLIS) com Cross Traffic Alert avisa sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.
Também pensando em segurança, o SUV possui a Care Key, que permite a regulação do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.
O XC60 também é equipado com os práticos assentos infantis integrados no banco traseiro, além de sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Já com relação ao design, a grade e para-choques trazem avançados sistemas de iluminação do segmento, como o Full Led System, que incorpora as tecnologias Automatic Bending Lights (ABL), Active High Beam (AHB), Nivelamento automático e Daytime Running Lights (DRL).
A esportividade na traseira também está presente com spoiler exclusivo e saída dupla do escapamento cromada e integrada ao para-choque. O conjunto ótico elevado que caracteriza o modelo conta com feixes de LED e tem desenho marcante que se prolonga na tampa do porta-malas.
Preço e disponibilidade
O XC60 na versão Inscription pode ser encontrado por R$ 369.950. Para ajudar na divulgação dessa nova variante do SUV, a Volvo o deixou exposto em sua loja no CJ Shops, em São Paulo, até o mês de fevereiro. O estoque dessa variante é limitado.