Volkswagen Taos, o SUV mais hi-tech do segmento

Volkswagen Taos, o SUV mais hi-tech do segmento

Por Redação | 10 de Dezembro de 2021 às 13h00 PUBLIEDITORIAL
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Volkswagen Taos foi um dos principais lançamentos do mercado automotivo brasileiro em 2021. Nova opção para o segmento de SUVs médios e familiares, o modelo foi desenvolvido para atender clientes que precisam de espaço, ótimo desempenho e muita tecnologia.

E para conquistar clientes e novos fãs em um mercado tão exigente e competitivo quanto o brasileiro, a montadora alemã pensou no Taos como um produto atual, que se encaixa no que as pessoas que pensam em ter um SUV médio mais necessitam, mas sem perder as características de um verdadeiro Volkswagen, como a ótima dirigibilidade e a confiabilidade.

O resultado desse trabalho é um SUV imponente, robusto, seguro e extremamente alinhado com o mundo cada vez mais tecnológico e conectado, principalmente em sua versão Highline, a topo de gama dentro da linha Taos.

Design frontal do Volkswagen Taos exala modernidade e robustez (Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech)

Segurança em primeiro lugar

O Volkswagen Taos é, sem dúvidas, um SUV extremamente tecnológico, mas, além disso, ele também pode ser considerado altamente seguro — também com a ajuda da tecnologia. Prova disso é que o Taos é o primeiro modelo a receber nota máxima (5 estrelas) em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança dos veículos vendidos na América Latina e Caribe.

E muito disso pode ser explicado por a montadora alemã ter trazido para seu utilitário médio um ótimo pacote de assistências ativas que ajudam o motorista a evitar acidentes e tornar a viagem mais segura e proveitosa. Para o uso urbano, o veículo dispõe de recursos de suma importância para o motorista e que fazem toda a diferença no dia a dia.

O primeiro deles é o conjunto leitor de ponto cego com sinalizador de tráfego cruzado, essencial para ruas movimentadas e situações em que precisamos fazer conversões à esquerda e à direita. Com sinais visuais e sonoros, o Taos avisa o condutor se há outro automóvel atravessando o percurso por trás do automóvel, evitando, assim, manobras equivocadas.

Quando um carro passar pelo seu ponto cego, o Volkswage Taos vai te avisar por meio de sinais visuais (Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech)

Já entre os recursos mais ativos do Taos, vale destacar o alerta de colisão frontal com detecção de pedestres, que pode atuar, se necessário, com o sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB). Essas duas ferramentas tornam a vida do motorista e dos passageiros mais segura, evitando acidentes mais graves e situações em que outros carros coloquem a viagem em risco.

O VW Taos pode evitar colisões em velocidades de até 50km/h (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

Quando ativado, o AEB identifica se há veículos ou pedestres à frente do Taos e emite sinais visuais e sonoros no cluster digital do veículo, o Active Info Display. Caso não dê tempo para uma ação de frenagem do motorista, o próprio carro executa a parada completa até uma velocidade de 50 km/h.

E para a tornar o AEB ainda mais eficiente, a Volkswagen utilizou robôs e todo um aparato de engenharia para o desenvolvimento do sistema instalado no Taos. Foram colocados diversos equipamentos, como computadores, atuadores, baterias e GPS nos testes com o SUV para chegar a um nível de extrema eficiência.

Sistema IQ.Light

A tecnologia também se faz presente no design e no conjunto óptico do Volkswagen Taos. O SUV conta com a inovadora tecnologia IQ.Light, que dá a ele um aspecto ainda mais requintado e, ao mesmo tempo, seguro.

O conjunto óptico com tecnologia IQ.Light é um dos mais avançados do mercado (Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech)

As lâmpadas Full LED do Volkswagen Taos, graças à tecnologia IQ.Light, se adaptam conforme a necessidade e aos veículos à frente, estejam eles vindo na direção contrária ou na mesma pista. Os feixes de luz preenchem o caminho do automóvel, tornando a viagem muito mais segura, sobretudo em locais com pouca iluminação.

Além disso, a faixa de LED localizada na grade frontal conferem ao Taos uma aparência diferenciada e única no mercado.

Tecnologia em prol do conforto

Além dos sistemas de segurança, a tecnologia também pode ajudar o condutor tornando sua viagem mais confortável, seja nas estradas ou nas movimentadas ruas de grandes metrópoles. Para esse cenário, o Volkswagen Taos traz um dos melhores recursos disponíveis atualmente no mercado: o controle de cruzeiro adaptativo (ACC).

Quando acionado pelos controles no volante, o ACC atua de modo constante e com total segurança e domínio por parte do condutor. Graças a radares presentes na parte frontal, o Taos controla a velocidade e a distância conforme o veículo à frente. A proximidade física também pode ser determinada pelo motorista, selecionando o nível de atuação do sistema para mais tardio ou mais cedo.

Com o ACC, suas viagens ficam mais seguras e confortáveis (Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech)

Nas estradas, o ACC possibilita viagens mais tranquilas e momentos de maior descanso para o motorista, já que ele precisará apenas se concentrar em controlar o SUV pelo volante, deixando o trabalho de acelerar e frear com o sistema.

Já nas cidades, o controle de cruzeiro adaptativo ajuda em situações de "anda e para" do trânsito carregado, principalmente por também contar com a função Stop & Go, que proporciona ao Taos andar após uma frenagem completa com duração máxima de três segundos. Passado esse tempo, o próprio motorista pode reativar a viagem ao pressionar um botão no volante.

Vida a bordo

Outro grande diferencial do Volkswagen Taos é a VW Play. Lançada juntamente com o Nivus em 2020, a central multimídia, desenvolvida 100% no Brasil, apresenta um ótimo conjunto de recursos voltados ao entretenimento de bordo e conectividade dos passageiros.

Além da excelente tela de alta resolução com 10,1 polegadas, a VW Play é uma das poucas centrais do mercado a contar com aplicativos instalados nativamente, como o iFood, Sem Parar, Spotify, MobiMax, entre outros. Para baixá-los, o usuário tem à disposição a VW Play Apps, loja de aplicativos da montadora que traz versões otimizadas dos programas para uso no carro.

A VW Play tem tela de alta qualidade e traz bom conjunto de aplicativos (Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech)

Além disso, a VW Play dá ao motorista a possibilidade de controlar praticamente todas as funções do Taos, incluindo climatização, luzes de cortesia e do painel, modos de condução, equalizador do sistema de som e até mesmo a ativação dos sistemas de segurança.

Todos os aplicativos presentes na VW Play Apps podem ser armazenados nos 10 GB de memória da própria central de infotenimento, liberando, desta maneira, espaço no celular dos usuários do veículo. O espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay também está disponível. Para baixar os apps na central, é necessário o roteamento de internet 4G ou conexão Wi-Fi externa.

Acabamento premium

Ainda dentro do Volkswagen Taos, chama a atenção o acabamento do SUV. O painel é completamente novo e traz materiais de excelente qualidade, como a faixa sensível ao toque fabricada com camurça, o revestimento do volante feito 100% em couro e revestimento soft touch nas portas, proporcionando um aspecto premium e mais sofisticado.

Faixa em material sensível ao toque dá muita elegância à cabine do VW Taos (Imagem: Ivo Meneghel/Canaltech)

Além disso, a vida a bordo do Taos se torna ainda mais agradável com o conjunto de iluminação interna Ambient Light. Com faixas de LED que cruzam todo o painel, portas e maçanetas, a cabine fica com um aspecto exclusivo e moderno. Para personalizar as cores, basta acessar as configurações de luz na VW Play.

Espaço e desempenho

O Volkswagen Taos é um SUV médio e, assim sendo, tem como característica marcante o seu espaço. O modelo da montadora alemã ostenta ótimos 4,46 m de comprimento, excelentes 2,68 m de entre-eixos, 1,62 m de altura e 1,84 mm de largura, números que o colocam como o mais espaçoso do segmento.

E para levar toda essa tecnologia e espaço, o Taos é equipado com o competente e conhecido motor 1.4 TSI de 150cv e 25,5 kgf/m de torque. Aliado ao ótimo câmbio automático de seis marchas e ao comportamento dinâmico trazido pelo DNA da Volkswagen, o SUV é extremamente gostoso de ser guiado, transmitindo sensação muito parecida com a de outros modelos da marca, como o VW Jetta.

Preço e disponibilidade

O Volkswagen Taos Highline está disponível nas concessionárias Volkswagen de todo o Brasil por a partir de R$ 197.590.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.