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Volkswagen promete carro elétrico barato, mas vai demorar

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
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A Volkswagen já tem uma boa linha de carros elétricos em mercados como China e Europa, mas deve ampliar ainda mais as opções para os consumidores. A ideia da montadora alemã é investir em um modelo considerado barato, com preço estimado em €20 mil (R$ 105 mil na cotação atual), mas com lançamento longínquo: 2027.

Essa ideia já era de conhecimento geral desde o anúncio do ID.2, feito no começo de 2023. Internamente chamado de ID.1, esse compacto elétrico seria posicionado na mesma faixa do que hoje é atingido pelo VW Polo na Europa e fabricado em alguma região com mão-de-obra mais em conta, como a Índia — ou Brasil, quem sabe.

A economia na produção afetaria, também, a plataforma. Hoje, todos os carros elétricos da Volks são feitos na MEB, moderna e modular, capaz de receber carros compactos como o ID.3 ou bem maiores, como o ID.7. Nesse caso, seria utilizada a base da marca Skoda, do grupo Volkswagen, conhecida por seus modelos mais baratos nas linhas a combustão, já que o Skoda Enyaq iV, zero emissão, custa mais de €40 mil.

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Caso seja mesmo confirmado, o VW ID.1 teria com destino, além dos mercados já fortes da Volks com carros elétricos, países em que esses veículos são bem mais caros do que os a combustão, como o Brasil. Um carro compacto elétrico custando menos de R$ 100 mil poderia, certamente, popularizar essa tecnologia.

Atualmente, o carro elétrico mais em conta (ou menos caro) do Brasil é o JAC E-JS1, que custa R$ 140 mil. A Volkswagen, por sua vez, acabou de anunciar as chegadas do ID.4 e do ID.Buzz, com preços de venda ainda a serem revelados.