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3 motivos para não assinar o Volkswagen ID.4

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Setembro de 2023 às 09h30

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Felipe Ribeiro/Canaltech
Felipe Ribeiro/Canaltech
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A Volkswagen escolheu o VW ID.4 para ser o seu primeiro carro elétrico disponível no Brasil. O modelo de negócio para o lote inaugural de 250 unidades é a aquisição por meio do Sign & Drive, serviço de carros por assinatura da montadora alemã.

O Canaltech teve a oportunidade de dirigir bastante o VW ID.4 nos Estados Unidos, mas ainda faltava testar o SUV elétrico em um ambiente mais familiar. Depois de conviver com ele no Brasil, destacamos os seguintes motivos para você encarar uma assinatura do modelo:

  • Experiência Premium
  • Espaço Interno
  • Tecnologia Embarcada
  • Desempenho e Dirigibilidade
  • Autonomia
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Mas, claro, existem alguns pormenores que podem te fazer repensar uma assinatura do Volkswagen ID.4, mas que não necessariamente possam ter a ver com o produto. Ter um carro elétrico ainda é um desafio no Brasil.

Qual é o público-alvo do Volkswagen ID.4?

O Volkswagen ID.4 é um SUV com cara de crossover, espaço de sedan e dinâmica de... Volkswagen.

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Ou seja, ele consegue manter a excelente ergonomia quando pensamos em dirigibilidade, mas agrega elementos de vários carros para formar um produto perfeito para família, já que tem espaço e segurança de sobra, e muita tecnologia e desempenho. Ou seja: o público-alvo do Volkswagen ID.4 é quem busca um veículo para viagens e status.

Sim, este Volkswagen te fará ter um certo status por diversos fatores, que explicamos em nossa análise e também na lista abaixo.

3 motivos para não fazer uma assinatura do Volkswagen ID.4

O Canaltech passou um tempo com a versão Pro do SUV 100% elétrico da Volks, a única disponível no Brasil. Abaixo, listamos 3 motivos que pode te fazer não assinar o Volkswagen ID.4.

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3. Localização

Uma das coisas que nos incomodou durante os testes com o VW ID.4 é que ele ainda não foi localizado totalmente para o Brasil, além de estar offline. Ou seja, não conseguimos usar parte dos recursos de inteligência artificial e navegação que este carro possui e que já vimos funcionando nos EUA.

Pelo preço cobrado na assinatura, ele já deveria estar completo. Ao Canaltech, a Volkswagen revelou que já trabalha para conectar o carro no país.

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2. Infraestrutura de carregamento

Com exceção de algumas capitais no Brasil, a infraestrutura de carregamento para carros elétricos ainda é precária e é um obstáculo na hora da aquisição de qualquer modelo. Com o ID.4 não é diferente.

A Volks até oferece uma WallBox em parceria com a Greenv, pelo custo de R$ 599 mensais durante os dois anos de contrato com o ID.4 (a compra é por R$ 7.649), mas nem todos os clientes moram em locais aptos para receber esse equipamento.

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1. Mais planos de assinatura

No momento de edição desta lista, os preços e planos de assinatura para o Volkswagen ID.4 são os seguintes (sempre com contratos de 24 meses):

  • R$ 9.990/mês com 1.500 km/mês
  • R$ 11.490/mês com 2.000 km/mês
  • R$ 11.890/mês com 2.500 km/mês

Ou seja, o preço para você ter um ID.4 na garagem por dois anos é de R$ 240 mil, com todos os serviços inclusos, como seguro, manutenção, revisões e demais encargos. Financeiramente até compensa, como já explicamos em algumas matérias sobre carros por assinatura, mas se a ideia é mostrar o quão bom é o produto e entrar de vez na briga no mercado de carros elétricos, mais planos deveriam ser ofertados, com menos quilometragem ou até mais tempo de prazo, de modo a tornar os valores mais convidativos.

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Considerando que, quando lançado para venda, o ID.4 custe pouco mais de R$ 100 mil em cima desse valor de R$ 240 mil, o consumidor pode repensar bastante entrar nessa, mesmo com as comodidades do Sign & Drive.