Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 motivos para assinar o Volkswagen ID.4

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Setembro de 2023 às 09h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/Canaltech
Felipe Ribeiro/Canaltech
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen finalmente iniciou sua ofensiva elétrica no Brasil com a chegada do Volkswagen ID.4, seu primeiro SUV 100% elétrico e modelo zero emissão mais vendido pela montadora alemã no mundo. Disponível por assinatura pelo preço de R$ 9.999 por mês, esse modelo tem muitas valências para te conquistar.

Nós já havíamos passado um bom tempo com o VW ID.4 em uma viagem aos Estados Unidos, mas ainda faltava experimentá-lo no uso cotidiano no Brasil. E a convivência com esse SUV mostra que a Volks sabe como trabalhar produtos focados em um mercado mais premium, porém sem perder sua essência como marca acessível.

Os pontos positivos do VW ID.4 são muitos, mas vamos listar aqueles que consideramos os principais para te convencer a realizar uma aquisição pelo Sign & Drive, o serviço de carro por assinatura da Volkswagen.

Continua após a publicidade

Qual é o público-alvo do Volkswagen ID.4?

O Volkswagen ID.4 é um SUV com cara de crossover, espaço de sedan e dinâmica de... Volkswagen.

Ou seja, ele consegue manter a excelente ergonomia quando pensamos em dirigibilidade, mas agrega elementos de vários carros para formar um produto perfeito para família, já que tem espaço e segurança de sobra, e muita tecnologia e desempenho. Ou seja: o público-alvo do Volkswagen ID.4 é quem busca um veículo para viagens e status.

Continua após a publicidade

Sim, este Volkswagen te fará ter um certo status por diversos fatores, que explicamos em nossa análise e também na lista abaixo.

5 motivos para fazer uma assinatura do Volkswagen ID.4

O Canaltech passou um tempinho com o SUV 100% alemão e vai ter contar os 5 motivos para você fazer uma assinatura do Volkswagen ID.4.

5. Experiência premium

Continua após a publicidade

Algo que impressiona no convívio com o Volkswagen ID.4 é como ele consegue passar uma experiência realmente premium mesmo sendo um produto de uma marca tida como generalista. Quem já teve a oportunidade de conhecer modelos como o Passat, Arteon e até mesmo um Touareg sabe que a montadora tem, sim, essa capacidade.

O acabamento é simplesmente impecável e bem pensado, com uma cabine inteligente e que traz você para um ambiente mais futurista, porém sem perder a conhecida sobriedade alemã. Isso sem falar na lista de equipamentos e o fato de ser um carro elétrico de bom porte.

4. Espaço interno

Continua após a publicidade

O VW ID.4 é um SUV de porte médio, mas tem jeitão de crossover, já que mistura elementos de outros tipos de carro na sua composição visual. Entretanto, o aproveitamento do espaço interno está além do que imaginávamos se analisarmos somente as medidas do carro. Ele tem 4,58m de comprimento, 1,85m de largura, 1,63m de altura e distância entre-eixos de espantosos 2,77m.

O habitáculo é muito bem aproveitado, já que, mesmo sendo um carro com tração traseira, o assoalho segue plano e tudo na cabine foi meticulosamente pensado para proporcionar bem-estar e conforto. Vale ressaltar que há um belo teto panorâmico e o porta-malas é de excelentes 543 litros.

3. Tecnologia

Continua após a publicidade

O Volkswagen ID.4 é muitíssimo bem equipado e já havíamos ressaltado isso em nosso convívio com ele nos EUA, mas, no uso diário, isso fica ainda mais evidente e a todo momento. A começar pela excelente central multimídia, que possui GPS integrado, espelhamento sem fio e funcionamento com o sistema de som Bose de alta fidelidade. Os comandos são bem rápidos e a interface das mais completas e fáceis de serem exploradas.

O SUV, claro, tem o pacote ADAS completo, mas com funcionamento superior a de outros modelos dentro do grupo Volkswagen, incluindo carros da Audi e da Porsche. Há, entretanto, alguns recursos que realmente nos impressionaram.

Um deles foi o sistema IQ.Light presente no ID.4. Ele é uma evolução do que vimos no VW Taos e é formado com uma tecnologia matricial especial, que apaga os LEDs individualmente para não atrapalhar carros vindo na direção oposta ou que estejam à frente.

Além desse item, há o sistema de estacionamento semiautônomo de nível 2, que realmente dispensa nossa participação depois de acionado. A precisão na hora de encontrar vagas é assustadora e o nível das manobras é perfeito.

Continua após a publicidade

2. Desempenho e Dirigibilidade

Carros elétricos são divertidos de dirigir e isso é possível graças ao torque imediato, que te cola nos bancos no momento de pisar fundo. E mesmo sem ser um veículo de apelo esportivo, o ID.4 entrega um ótimo powertrain: trata-se de um motor elétrico acoplado no eixo-traseiro e que rende 204cv 31,6 kgf/m de torque. O 0 a 100 km/h, segundo a Volkswagen, é de 8,5s. Lembrando que o SUV pesa 2.047kg.

Além disso, o sistema de suspensão do ID.4 é adaptativo e se adequa às necessidades da via com uso de algoritmos e o modo de condução do próprio motorista. Por isso a Volkswagen não fez o que chamamos de "tropicalização" do carro e entregou exatamente a mesma versão vendida na Europa.

Continua após a publicidade

1. Autonomia

O principal motivo para você encarar uma assinatura do VW ID.4 pode parecer óbvio, mas não é. Segundo a Volkswagen, a autonomia no ciclo WLTP é de 520km, algo que coloca o SUV alemão como um dos de maior alcance no Brasil, graças à sua bateria de 77 kWh. Mesmo que esse número seja trazido para uma realidade um pouco mais palpável, na casa dos 450km, é o suficiente para utilizar o carro por uma semana no ciclo urbano sem realizar qualquer recarga.

Parte do medo das pessoas em adquirir um carro elétrico no Brasil está relacionada à autonomia, mas o ID.4 entrega mais do que um carro abastecido 100% com etanol entregaria.

Continua após a publicidade