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Volkswagen admite que não é mais competitiva e prepara demissões

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Felipe Ribeiro/Canaltech
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Mesmo com planos audaciosos para os próximos anos, como a abolição de carros a combustão até 2035 e a chegada de novos modelos zero emissão, como o ID.2 e o ID.7, a Volkswagen não é mais competitiva como em épocas passadas e deve realizar demissões em breve. Quem revelou essas informações foi o próprio CEO da empresa, Thomaz Schäffer.

Em mensagem a funcionários da Volks na Alemanha, e que acabou vazada pela Reuters, o executivo revelou que a empresa não vive seus melhores dias, alegando que a causa para essa falta de competitividade seja o custo das operações e os processos nas fábricas e na estrutura administrativa.

"Com muitas de nossas estruturas e processos pré-existentes e custos elevados, não somos mais competitivos como a marca Volkswagen", cita Schäffer em e-mail interno.
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Informações de bastidores revelam que a alemã precisa realizar uma economia de €10 bilhões (R$ 54 bilhões na cotação atual) até 2026, algo que, certamente, deve afetar não apenas o pessoal de Recursos Humanos, como também de outras áreas. Segundo Gunnar Kilian, um dos diretores da área de RH, o maior corte não será nos empregos, e sim nos processos da companhia.

"Precisamos ser corajosos e honestos o suficiente para jogar fora coisas que estão sendo duplicadas dentro da empresa ou que são simplesmente um lastro que não precisamos para obter bons resultados", revelou Kilian à Reuters.

As recentes estratégias da Volkswagen em apostar mais em carros elétricos podem ter encarecido as operações em nível europeu, além do fato de que as concorrentes têm adotado caminhos parecidos, porém com menos vigor. É o caso, por exemplo, caso da Stellantis, que tem uma linha do tempo mais gradativa quando o assunto é carro elétrico. Além disso, a Tesla segue indo muito bem na Europa, sendo a principal rival da Volkswagen nesse mercado.

Vale lembrar que, além dos vindouros lançamentos na linha de elétricos, a Volkswagen deve iniciar a produção de uma nova plataforma, a SSP, que deve dar origem ao ID.2 e veículos elétricos mais baratos. A nova geração do Golf, que será 100% elétrica, também será construída sobre essa base mais moderna.

Como fica a Volkswagen no Brasil?

Aqui no Brasil a Volkswagen não deu indícios de que seguirá com o plano de demissões anunciado na Europa. No momento, a empresa segue focada na mudança do seu portfólio, anunciando, inclusive, investimentos para a fabricação de motores híbridos-flex, além de um novo SUV que pode ser o substituto do Gol.

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Fonte: Reuters, CNN