Publicidade

VinFast VF 3 | Jipinho elétrico é sucesso de vendas na Shopee

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Maio de 2024 às 12h30

Link copiado!

Divulgação/VinFast
Divulgação/VinFast

A VinFast, fabricante de carros de origem vietnamita, já deu indícios de que pretende ingressar em breve no mercado brasileiro. Enquanto isso não acontece, ela vem mostrando ousadia em sua estratégia de vendas, em cima de um produto de bastante potencial: o VinFast VF 3.

Além de oferecer o jipinho elétrico subcompacto com preço acessível pelos meios tradicionais (concessionárias e site da própria marca), a montadora anunciou o simpático modelo na Shopee, uma das principais plataformas de e-commerce do mundo.

O anúncio vem sendo replicado por consumidores em diversas redes sociais, como o Facebook, e o resultado vem sendo incrível. A marca confirmou que 50% das vendas do VF3 vêm do e-commerce que detalha o VF 3 como “um modelo de carro super elétrico que está causando febre entre os jovens”. A ideia é reforçar qual o público-alvo do modelo, claramente desenvolvido para quem busca pelo primeiro carro.

Continua após a publicidade

De acordo com a oferta anunciada na Shopee, o VinFast VF 3 é um carro compacto, ideal para viagens urbanas, disponível em diversas cores e com excelente espaço para até 4 pessoas. O preço? Apenas 15 milhões de dongues vietnamitas — R$ 63,9 mil na conversão direta.

GWM e BYD usaram Mercado Livre no Brasil

A estratégia de utilizar uma mega plataforma de e-commerce para vender carros não é uma inovação por parte da VinFast. Antes de a fabricante vietnamita adotar a prática, duas montadoras chinesas utilizaram expediente similar. E aqui mesmo no Brasil.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A primeira delas foi a GWM, que fez parceria com o Mercado Livre na época em que o Haval H6 entrou em pré-venda no país. Em 2024, quem aderiu ao e-commerce foi a BYD, que também fez uso da plataforma para os clientes interessados em garantir o Dolphin Mini, hoje o carro elétrico mais vendido do Brasil.

A estratégia das montadoras chinesas foi diferente da vietnamita em apenas um ponto: ambas utilizaram o e-commerce como plataforma de reserva dos carros. A VinFast, por sua vez, está efetuando 100% da venda de seu jipinho elétrico pela Shopee.

Vale lembrar aos interessados em levar o subcompacto elétrico para a garagem que o anúncio do VinFast VF 3 na Shopee não é válido para o território nacional, pois, ao menos por enquanto, a fabricante vietnamita não atua por aqui, ok?