Publicidade

5 motivos para comprar o Toyota Yaris hatch

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Junho de 2022 às 09h30

Link copiado!

Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Tudo sobre Toyota

O Toyota Yaris, apesar de carregar com ele o nome de peso da montadora japonesa, não tem no Brasil tanto apelo quanto os modelos da linha Corolla, seja o consagrado sedan, seja o Cross ou o esperado GR, versão esportivada do hatch que, segundo a marca, “será um Corolla como você nunca viu”.

Após passar alguns bons dias ao volante da versão XLS do Toyota Yaris hatch, topo de linha do modelo à venda no Brasil, a reportagem do Canaltech pode afirmar, sem medo, que o carro merecia mais status e, certamente, mais do que a oitava colocação entre os hatches mais vendidos do Brasil.

Para comprovar isso, listamos 5 motivos para comprar o Toyota Yaris hatch.

Continua após a publicidade

5. Design

O Yaris hatch XLS é um carro bonito, e isso ninguém pode negar. Por esse design arrojado, com linhas agressivas e um conjunto óptico bem atraente, além da cor exclusiva da versão que nos foi emprestada, ele chamou bastante a atenção e atraiu olhares por onde passou.

4. Conforto

Continua após a publicidade

Conforto é algo que ninguém abre mão ao procurar por um novo carro atualmente. E o Yaris hatch oferece isso a até cinco ocupantes (quatro, se quiser ter um pouquinho mais de folga atrás).

O bom modelo da montadora japonesa aproveita com maestria suas dimensões (1.730 mm de largura, 1.490 de altura, 4.145 mm de comprimento e 2.550 mm de entre-eixos) para deixar os ocupantes bem à vontade, seja no trânsito pesado das grandes cidades, seja em uma viagem.

3. Economia

Continua após a publicidade

A Toyota levou em conta o alto preço dos combustíveis ao montar o conjunto mecânico do Yaris hatch XLS. O motor 1.5 aspirado pode não ser o dos sonhos para quem busca desempenho e esportividade, mas cai como uma luva em quem prioriza a economia ao optar por um novo carro.

Durante o tempo em que ficou sob a tutela do Canaltech, o carro alcançou média de 9,6 km/l em trechos urbanos e 12,8 km/l em rodoviários, sempre 100% abastecido com etanol. Os números são até melhores do que os registrados nos testes do Inmetro, que apontaram um consumo de 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.

2. Segurança e tecnologia

Continua após a publicidade

Não. O Yaris hatch XLS não é um carro com direção autônoma, não conta com frenagem automática ou alerta de colisão frontal, mas ele tem um pacote de segurança superior a muitos outros carros da mesma faixa de preço e, às vezes, até mais caros.

O principal deles é o alerta que emite sinais sonoros todas as vezes em que o condutor muda de faixa sem sinalizar. Ou seja: você só vai ouvir o famoso “não tem seta, não?” no trânsito se realmente gostar de ser xingado.

Todas as versões do hatch contam com 6 airbags, LED diurno, assistente de partida em rampa, controle de tração e de estabilidade de série. Outro recurso legal para quem gosta de tecnologia está na central multimídia. O sistema, apesar de não ser topo de linha, dá ao condutor a opção de trocar a cor do fundo e, querendo ou não, isso dá um charme todo especial ao conjunto.

Continua após a publicidade

1. Preço

Não dá para dizer que o Toyota Yaris hatch XLS é um carro barato, até porque nenhum modelo 0km à venda no Brasil se encaixa mais nesta definição. Por isso mesmo o preço cobrado pela montadora japonesa pelo topo de linha do modelo fecha a lista de 5 motivos para comprar o carro, pois pode ser definido em uma palavra: Justo.

Segundo o site oficial da Toyota, o Yaris hatch XLS, modelo 2023, na cor vermelho granada, como a testada pela reportagem do Canaltech (e exclusiva da versão topo de linha), tem preços partindo de R$ 115.450 na tabela de junho de 2022. O modelo sem pintura metálica ou perolizada parte de R$ 113.890.