Toyota Land Cruiser 2024 volta às origens para encarar o Defender
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Toyota anunciou o novo Land Cruiser 2024 nos Estados Unidos, clássico SUV da montadora japonesa e que fez história em vários mercados em todo o mundo — incluindo no Brasil, chamado de Bandeirante. Na nova geração, o crossover volta às origens e terá apelo off-road, diferente das Séries 200 e 300 (geração passada).
- 5 motivos para COMPRAR o Land Rover Defender
- Toyota Corolla vai ganhar atualização importante no Brasil
E, para ser um verdadeiro concorrente de modelos como o Defender, a Toyota tratou de fazer muitas mudanças no Land Cruiser. Segundo a montadora, agora o carro é feito sobre a plataforma TNGA-F, a mesma de picapes e SUVs parrudos do grupo, e isso permitiu melhorias estruturais e mecânicas para o fora de estrada.
Agora, o Land Cruiser 2024 é cerca de 11cm mais estreito e 3cm mais curto, além de ter ficado mais rígido e com sistema de tração 4x4 com função normal ou reduzida, para ser usado em condições mais inóspitas de terreno.
Os freios a disco de 17 polegadas estão nas quatro rodas e a suspensão traseira, surpreendentemente, é multilink com molas helicoidais, ou seja, há robustez com boa dose de conforto. A capacidade de reboque, por sua vez, é de pouco mais de 2.700kg.
E para enfrentar trilhas e caminhos tortuosos, o Land Cruiser tem um ângulo de ataque de até 31 graus e saída máxima de 22 graus, enquanto o ângulo de ruptura atinge 25 graus. A distância ao solo é de até 22cm.
Off-Road híbrido e tecnológico
Uma das novidades da linha 2024 do Toyota Land Cruiser é sua motorização. Agora o SUV off-road conta com um conjunto híbrido convencional composto de um motor 2.4 turbo de quatro cilindros e outro elétrico que, somados, entregam 330cv e 47,4 kgf/m de torque. A bateria do propulsor elétrico é de 1,87 kWh.
Além disso, a Toyota não economizou no pacote tecnológico e tratou de tornar o Land Cruiser 2024 um rival à altura do Defender. O SUV off-road conta com muitos recursos que ajudam nos trajetos fora de estrada, como o piloto automático Crawl Control, que controla o carro em locais mais complicados, e o assistente de descida, comum em veículos com essa proposta.
Em termos de conectividade, a Toyota instalou um hotspot 4G no Land Cruiser, assim como já faz com outros modelos como Corolla Cross e RAV4 no mercado norte-americano. Há atualizações over-the-air nos sistemas e todo o conjunto multimídia está bem servido, tendo na central multimídia de 12,3 polegadas suas funções principais. O som, como era de se esperar, é da JBL.
Há, também, carregamento de celulares por indução, entradas USB-C, monitor multiterreno, retrovisor digital, chave digital para acessar o veículo e head up display.
Assistentes de condução
Na nova geração, o Toyota Land Cruiser 2024 chega com o pacote Toyota Safety Sense 3.0, o mais avançado da montadora japonesa em termos de segurança veicular e assistentes ao motorista, já que foram recalibrados e modificados para funcionarem em seu melhor estado. Nele estão inclusos:
- Sistema de pré-colisão com detecção de pedestres
- Alerta de saída de faixa com assistência de direção
- Controle de cruzeiro por radar dinâmico de faixa de velocidade total
- Assistente de rastreamento de faixa
- Assistente de Sinalização Rodoviária
- Faróis altos automáticos
- Assistência de direção proativa Proactive Driving Assist (projetado para frenar ou esterçar suavemente em curvas ou além de controlar a distância entre um veículo, pedestre ou ciclista à frente).
Toyota Land Cruiser 2024: Preços, versões e disponibilidade
O Toyota Land Cruiser 2024 inicialmente será vendido em três versões: a Land Cruiser, Land Cruiser 1958 e Land Cruiser First Edition — esta última limitada. Os preços de todas elas serão revelados em breve, mas a montadora já anunciou que eles vão partir de US$ 50 mil (R$ 240 mil, na cotação atual).
Importado do Japão, o Toyota Land Cruiser 2024 começa a ser entregue nos EUA somente em 2024.